sicnot

Perfil

Mundo

Putin oferece ao primeiro-ministro grego um ícone ortodoxo roubado pelos nazis

O Presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, um ícone ortodoxo roubado pelos nazis na Grécia durante a II Guerra Mundial, informou hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

© POOL New / Reuters

"O ícone roubado de uma catedral ortodoxa grega pelos nazis foi levado para a Alemanha. O soldado nazi que o levou foi preso em 1945 pelas tropas do Exército Vermelho e entregue às autoridades da Grécia", acrescentou o porta-voz. 

"Em 1947, foi fuzilado na Grécia pelas atrocidades cometidas no país", disse ainda Peskov.

O ícone é uma imagem de S. Nicolau, o Milagroso que foi recuperado graças a um mecenas russo que o comprou aos herdeiros do nazi.

O primeiro-ministro grego reuniu-se em Moscovo com o Presidente russo na quarta-feira.

Vladimir Putin garantiu, na conferência de imprensa após o encontro, que a Grécia não pediu ajuda financeira e anunciou um Plano de Ação conjunta entre os dois países para aumentar as trocas comerciais nos próximos dois anos.

Por seu lado, o primeiro-ministro grego apelou para o "abandono do ciclo vicioso das sanções" impostas pela União Europeia à Rússia por causa da crise ucraniana.

Lusa
  • Encontro de Tsipras com Putin motivou críticas de parceiros europeus
    1:21

    Crise na Grécia

    O primeiro-ministro grego encontrou-se esta quarta-feira em Moscovo com o Presidente russo, que fez questão de sublinhar que a Grécia não lhe pediu ajuda financeira. Num momento particularmente delicado para a economia grega, Alexis Tspiras volta-se para um dos históricos parceiros comerciais e apela ao abandono da política de sanções, impostas pela União Europeia a Moscovo. O encontro "caiu mal" a alguns parceiros europeus.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC