sicnot

Perfil

Mundo

Croata recupera carteira perdida com dinheiro e documentos 14 anos depois

Um croata recebeu recentemente uma encomenda postal que o deixou surpreendido, uma vez que continha uma carteira que o homem tinha perdido há 14 anos mas também os respetivos documentos intactos e uma quantia inesperada em dinheiro.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

REUTERS

"Não acredito no que aconteceu desde que recebi a encomenda há alguns dias. Pensei que se tratava de uma partida", contou o cinquentenário Ivica Jerkovic, residente em Donja Moticina (leste da Croácia), em declarações ao diário 24 Sata.

O homem perdeu a carteira no mesmo dia em que foi ao banco levantar dinheiro para pagar umas obras em casa. Nesse mesmo dia, Jerkovic esteve com um grupo de amigos numa festa e levou um amigo que adoeceu às urgências.

Passados 14 anos, a encomenda agora recebida por Ivica Jerkovic tinha a carteira, todos os documentos intactos e 1.500 francos suíços (cerca de 1.440 euros), um montante superior aos 440 euros (na época 2.000 marcos alemães) que estavam no interior da carteira na altura do incidente.

O remetente da encomenda postal era anónimo.

"Não podia imaginar um melhor presente de Páscoa. Se comparar este montante com os 2.000 marcos alemães, o remetente enviou-me a quantia, mas também os juros destes 14 anos", afirmou.

Segundo Ivica Jerkovic, quem encontrou a carteira na época teria graves problemas financeiros.

"Suponho que o dinheiro terá salvado essa pessoa, (...) fez depois os cálculos sobre os anos que passaram para me devolver a quantia justa", disse ainda o cinquentenário croata.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.