sicnot

Perfil

Mundo

Fase de sentença do julgamento dos atentados de Boston começa a 21 de abril

A fase de sentença do julgamento de Dzhokhar Tsarnaev, considerado já pelo júri como culpado pelos atentados de Boston em 2013, vai começar no dia 21, anunciou esta sexta-feira a procuradoria de Boston.

Segundo a procuradoria, dentro de duas semanas, os 12 membros do júri vão determinar se Dzhokhar Tsarnaev é condenado a prisão perpétua ou à pena de morte.

Segundo a procuradoria, dentro de duas semanas, os 12 membros do júri vão determinar se Dzhokhar Tsarnaev é condenado a prisão perpétua ou à pena de morte.

© Lisa Hornak / Reuters

Segundo a procuradoria, dentro de duas semanas, os 12 membros do júri vão determinar se Dzhokhar Tsarnaev é condenado a prisão perpétua ou à pena de morte.

Apesar de no Estado de Massachusetts não existir pena de morte, a nível federal o Governo pode acusar e executar o condenado.

Os membros do júri foram escolhidos depois de garantirem ao juiz que não descartavam a possibilidade de impor pena de morte por motivos éticos ou de outra índole.

O jovem muçulmano de origem chechena Djokhar Tsarnaev, de 21 anos, foi quarta-feira considerado culpado da autoria do duplo atentado bombista de 2013 em Boston, no qual participou com o irmãos, que foi morto durante uma perseguição policial.

O duplo atentado de Boston, considerado o pior registado nos Estados Unidos desde os ataques levados a cabo pela Al-Qaida a 11 de setembro de 2001, provocou três mortos e 264 feridos em consequência do rebentamento de dois engenhos explosivos de fabrico artesanal, colocados junto à linha de chegada da prova da maratona.

O jovem foi considerado culpado de 17 crimes, entre os quais, o uso de arma de destruição com a intenção de matar, assim como de assistir, planear e executar a morte de quatro pessoas, três das quais mortas no atentado. A quarta morte foi a de um agente da polícia atingido por tiros dias depois do atentado, durante uma perseguição.

Dzhokhar Tsarnaev foi também acusado de provocar ferimentos em 246 pessoas, 17 das quais sofreram amputações graves.
Lusa
  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.