sicnot

Perfil

Mundo

Governo nigeriano terá acordado cessar-fogo com grupo Boko Haram

O Governo da Nigéria terá chegado a um acordo com o grupo Boko Haram para um cessar-fogo e para a libertação das 200 raparigas, sequestradas há seis meses. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

© Joe Penney / Reuters

Fonte do Executivo diz que o acordo foi concluído depois de três dias de conversações. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. 

Em outubro do ano passado, o Boko Haram raptou cerca de 270 meninas de uma escola, no nordeste do país. Cerca de 50 conseguiram fugir mas 200 permanecem em cativeiro. 

Outra fonte do Governo confirmou a existência de negociações mas não esclareceu se o Executivo negociou com o líder do movimento, Abubakar Shekau, ou com outra fação dentro do grupo islâmico. 

Foram tentadas várias rondas de conversações ao longo dos anos mas nunca se chegou a um acordo de paz por desentendimentos entre as várias fações dentro do grupo.
  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29