sicnot

Perfil

Mundo

Governo nigeriano terá acordado cessar-fogo com grupo Boko Haram

O Governo da Nigéria terá chegado a um acordo com o grupo Boko Haram para um cessar-fogo e para a libertação das 200 raparigas, sequestradas há seis meses. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

© Joe Penney / Reuters

Fonte do Executivo diz que o acordo foi concluído depois de três dias de conversações. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. 

Em outubro do ano passado, o Boko Haram raptou cerca de 270 meninas de uma escola, no nordeste do país. Cerca de 50 conseguiram fugir mas 200 permanecem em cativeiro. 

Outra fonte do Governo confirmou a existência de negociações mas não esclareceu se o Executivo negociou com o líder do movimento, Abubakar Shekau, ou com outra fação dentro do grupo islâmico. 

Foram tentadas várias rondas de conversações ao longo dos anos mas nunca se chegou a um acordo de paz por desentendimentos entre as várias fações dentro do grupo.
  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.