sicnot

Perfil

Mundo

Governo nigeriano terá acordado cessar-fogo com grupo Boko Haram

O Governo da Nigéria terá chegado a um acordo com o grupo Boko Haram para um cessar-fogo e para a libertação das 200 raparigas, sequestradas há seis meses. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. (Arquivo)

© Joe Penney / Reuters

Fonte do Executivo diz que o acordo foi concluído depois de três dias de conversações. 

Nos últimos dois meses, o grupo extremista tem atacado o território nigeriano, num avanço que já provocou a morte de milhares de pessoas. 

Em outubro do ano passado, o Boko Haram raptou cerca de 270 meninas de uma escola, no nordeste do país. Cerca de 50 conseguiram fugir mas 200 permanecem em cativeiro. 

Outra fonte do Governo confirmou a existência de negociações mas não esclareceu se o Executivo negociou com o líder do movimento, Abubakar Shekau, ou com outra fação dentro do grupo islâmico. 

Foram tentadas várias rondas de conversações ao longo dos anos mas nunca se chegou a um acordo de paz por desentendimentos entre as várias fações dentro do grupo.
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02