sicnot

Perfil

Mundo

Grande quantidade de petróleo encontrada no solo nos arredores de Londres

Uma empresa petrolífera britânica anunciou hoje a descoberta de 100 mil milhões de barris de petróleo no solo de uma região próxima do Aeroporto de Gatwick, nos arredores de Londres.

O campo perto do aeroporto de Gatwick onde foi descoberto petróleo.

O campo perto do aeroporto de Gatwick onde foi descoberto petróleo.

© Reuters Staff / Reuters

O contentor abriga o material de perfuração.

O contentor abriga o material de perfuração.

Reuters

"Trata-se de uma descoberta muito significante, provavelmente a maior (no solo do Reino Unido) nos últimos 30 anos, o que tem um significado nacional", afirmou o diretor da UK Oil & Gas Investments à BBC.

A empresa britânica comunicou ainda que não será necessário recorrer ao polémico fraturamento hidráulico para extrair o petróleo, pois este encontra-se a uma profundidade de 700 a 900 metros.

A recente descoberta vem contrariar os dados da agência governamental British Geological Survey, que no ano passado indicou que o solo daquela região teria apenas entre 2,2 mil e 8,5 mil milhões de barris de petróleo.

Na Grã-Bretanha foram perfurados cerca de 2.000 poços de petróleo desde do século XIX, 250 estão ainda em funcionamento, produzindo entre 20 mil e 25 mil barris de petróleo por dia. 

NOTA DO EDITOR: numa primeira versão deste artigo, era indicado que o petróleo estaria a uma profundidade de 55km, as nossas desculpas pelo erro.

Com Lusa
  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.