sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen acusa filha de "dinamitar" o seu partido de extrema-direita

O fundador do partido de extrema-direita francês Jean-Marie Le Pen considerou hoje que a sua filha, Marine, atualmente presidente da Frente Nacional (FN), está em vias de "dinamitar" a sua própria formação ao pedir a sua demissão.

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse Jean-Marie Le Pen à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha (Reuters/ Arquivo)

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse Jean-Marie Le Pen à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha (Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A "guerra aberta" entre Jean-Marie Le Pen, presidente honorário da FN, e a sua filha, iniciou-se há dias, depois de recentes propostas do fundador do partido terem sido qualificadas de "provocações" e de "suicídio político" por Marine.

 

A líder da Frente Nacional francesa criticou fortemente o pai, na passada quarta-feira, por declarações antissemitas e assegurou que se vai opor a que seja candidato nas próximas eleições.

 

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha.

 

Desde que assumiu a liderança do partido, em 2011, Marine Le Pen afastou-se da linha mais radical seguida pelo pai numa tentativa de aumentar a influência do partido entre os eleitores.

 

Sob a sua liderança, a FN foi o partido mais votado nas eleições europeias de 2014 e obteve um quarto dos votos nas eleições locais de março de 2015.

 

Lusa

  • Marine Le Pen anuncia processo disciplinar ao pai
    0:42

    Mundo

    O fundador da Frente Nacional Francesa, Jean-Marie Le Pen , vai ser submetido a um processo disciplinar dentro do próprio partido. O anúncio foi feito pela própria filha, Marine Le Pen, atual líder da Frente Nacional. Numa entrevista ao canal de televisão TF1, Marine Le Pen confessou estar triste com as atitudes polémicas do pai, que defendeu recentemente o marechal Pétain, que colaborou com os nazis.

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.