sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen acusa filha de "dinamitar" o seu partido de extrema-direita

O fundador do partido de extrema-direita francês Jean-Marie Le Pen considerou hoje que a sua filha, Marine, atualmente presidente da Frente Nacional (FN), está em vias de "dinamitar" a sua própria formação ao pedir a sua demissão.

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse Jean-Marie Le Pen à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha (Reuters/ Arquivo)

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse Jean-Marie Le Pen à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha (Reuters/ Arquivo)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A "guerra aberta" entre Jean-Marie Le Pen, presidente honorário da FN, e a sua filha, iniciou-se há dias, depois de recentes propostas do fundador do partido terem sido qualificadas de "provocações" e de "suicídio político" por Marine.

 

A líder da Frente Nacional francesa criticou fortemente o pai, na passada quarta-feira, por declarações antissemitas e assegurou que se vai opor a que seja candidato nas próximas eleições.

 

"A senhora Le Pen está em vias de dinamitar a sua própria formação (...). Não sou eu, é ela quem se está a matar, é ela que está a dar um tiro no pé", disse à rádio RTL, mostrando-se "perplexo" com os comentários da filha.

 

Desde que assumiu a liderança do partido, em 2011, Marine Le Pen afastou-se da linha mais radical seguida pelo pai numa tentativa de aumentar a influência do partido entre os eleitores.

 

Sob a sua liderança, a FN foi o partido mais votado nas eleições europeias de 2014 e obteve um quarto dos votos nas eleições locais de março de 2015.

 

Lusa

  • Marine Le Pen anuncia processo disciplinar ao pai
    0:42

    Mundo

    O fundador da Frente Nacional Francesa, Jean-Marie Le Pen , vai ser submetido a um processo disciplinar dentro do próprio partido. O anúncio foi feito pela própria filha, Marine Le Pen, atual líder da Frente Nacional. Numa entrevista ao canal de televisão TF1, Marine Le Pen confessou estar triste com as atitudes polémicas do pai, que defendeu recentemente o marechal Pétain, que colaborou com os nazis.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC