sicnot

Perfil

Mundo

NASA nomeia asteroide Malala

A vencedora do Prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai tem agora um asteroide com o seu nome, anunciou o fundo Malala.

twitter.com/MalalaFund

A astrónoma da NASA Amy Mainzer descobriu o asteroide 316201, o que lhe dá direito a nomeá-lo. Encontra-se na cintura de asteroides entre Marte e Júpiter. Dá uma volta ao Sol a cada 5,5 anos.

"Poucos asteroides foram nomeados em honra de mulheres (e particularmente mulheres de cor)", escreveu Mainzer no  blogue da Fundação Malala. "É uma grande honra poder dar o nome de Malala a um asteroide".

Malala Yousafzai foi laureada com o Nobel da Paz em 2014, em conjunto com o indiano Kailash Satyarthi.

A paquistanesa sofreu um atentado dos talibãs a 9 de outubro de 2012 devido à sua luta pela educação feminina na sua região, no vale do Swat, controlada pelo radicais islâmicos.

Hoje, Malala Yousafzai e a família moram no Reino Unido e a jovem paquistanesa continua a sua militância pelos direitos das crianças e jovens à educação. 




  • Malala acredita que o mundo vai mudar
    1:01

    Mundo

    Malala Youafza disse hoje esperar que o mundo mude, que as crianças tenham acesso à educação e que as mulheres possam ter os mesmos direitos dos homens em todo o mundo. Na cerimónia de entrega do Nobel da Paz, em Oslo, a jovem paquistanesa afirmou ainda que se sente muito feliz por poder ser a voz de todos os que não são ouvidos.

  • Malala distinguida pelo National Constitution Center, nos EUA
    2:07

    Mundo

    A jovem paquistanesa Malala Yousafzaï recebeu mais uma distinção pelo papel que tem desempenhado na luta pelo direito das crianças à educação. Depois do Nobel da Paz, desta vez foi galardoada por uma instituição norte-americana com a medalha da liberdade. O National Constitution Center, museu de história situado em Filadélfia (Pensilvânia), distinguiu Malala pela “sua coragem e determinação perante a adversidade e por ter atuado como porta-voz daqueles cujos direitos e liberdades fundamentais foram violados”.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC