sicnot

Perfil

Mundo

Raúl Castro desresponsabiliza Obama da política dos EUA contra Cuba

O Presidente de Cuba, Raúl Castro, desresponsabilizou hoje o homólogo norte-americano, Barack Obama, da política em relação a Cuba seguida pelos "10 Presidentes" que o antecederam.

© Jonathan Ernst / Reuters

"O Presidente Obama é um homem honesto", disse Raúl Castro, ao discursar na Cimeira das Américas, que reúne os líderes dos países do continente americano.

Castro pediu "a resolução" do embargo norte-americano à ilha e disse que consideraria um "passo positivo" uma "decisão rápida" sobre a retirada de Cuba da lista norte-americana de países que apoiam o terrorismo.

A Cimeira das Américas, que se realiza na Cidade do Panamá, teve início na sexta-feira à noite (madrugada de hoje em Lisboa) com uma sessão inaugural que ficou para a história com a fotografia de um aperto de mão entre Raúl Castro e Barack Obama.

Obama e Castro vão reunir-se hoje, à margem da cimeira, num encontro que figurará como o primeiro entre os Presidentes dos Estados Unidos e Cuba desde 1956.

A 17 de dezembro de 2014, Obama e Castro anunciaram em simultâneo uma aproximação histórica entre Washington e Havana, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de 50 anos. 

Lusa
  • Governo lança linha de crédito de 100 M€ para empresas situadas no interior

    País

    As políticas de valorização do interior, tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, abriram o debate quinzenal na Assembleia da República. O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai lançar uma linha de crédito de 100 milhões de euros destinada exclusivamente a pequenas e microempresas empresas situadas no interior, a par da reprogramação do Portugal 20/20.

    Direto

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.