sicnot

Perfil

Mundo

Duas embarcações com 178 imigrantes socorridas ao largo da Tunísia

 Duas embarcações com 178 imigrantes a bordo, provenientes da Líbia e com destino à ilha italiana de Lampedusa, foram hoje socorridas ao largo da Tunísia pela guarda costeira e marinha, noticiou a Agência France Presse.

© STR New / Reuters

As embarcações, que transportavam, respetivamente, 84 e 94 pessoas, sofreram avarias ao largo da costa sudeste da Tunísia e foram rebocadas para o porto tunisino de Zarzis, onde ficaram ancoradas.   

Os imigrantes são oriundos da Somália, Gana, Gâmbia, Sudão e Niger, de acordo com o médico Riyadh Belhaj do Crescente Vermelho em Zarzis, responsável pelos náufragos e que garantiu os passageiros sobreviveram todos. 

As embarcações emitiram um sinal de socorro que desencadeou a operação de socorro da marinha e da guarda costeira tunisinas, mas na qual também participaram barcos de pesca tunisinos. 

Em março, a Tunísia socorreu duas embarcações em circunstâncias semelhantes, com 169 pessoas a bordo, cidadãos de países africanos que tentavam chegar a Itália a partir da Líbia, país que se tornou plataforma de partidas para imigrantes clandestinos que pretendem entrar na Europa. 

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), estas últimas chegadas elevam a 15 mil o número total de imigrantes que já desembarcou em Itália desde o início do ano, o que representa uma ligeira quebra em relação a igual período do ano anterior, de acordo com dados do ministério do Interior italiano. 

Em mais de 218 mil imigrantes que tentaram atravessar o Mediterrâneo no ano passado, pelo menos 3.500 morreram, o que torna este trajeto "a rota mais mortal do mundo", de acordo com o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. 

Lusa
  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.