sicnot

Perfil

Mundo

Guarda italiana recolhe nove corpos e socorre 144 imigrantes ao largo da Líbia

A guarda costeira italiana recuperou hoje os corpos de nove imigrantes e socorreu 144 pessoas que viajavam para Itália a bordo de uma embarcação que se afundou a 80 milhas da costa da Líbia. 

Foram detidos 81 imigrantes clandestinos no mar do sul de Tunes.

Foram detidos 81 imigrantes clandestinos no mar do sul de Tunes.

© Antonio Parrinello / Reuters

A nacionalidade e identidade das vítimas e sobreviventes não foram divulgadas, nem o número total de pessoas que se encontrava na embarcação naufragada. 

Os sobreviventes seguiram, com a marinha militar italiana, para a Sicília, onde deverão chegar nas próximas horas. 

No domingo à noite, a guarda costeira italiana tinha anunciado ter socorrido um total de 2.782 pessoas durante o fim de semana. Mais de 1.100 pessoas foram socorridas só no domingo. Mais de mil tinham já sido socorridas na sexta-feira. 

Estes imigrantes, oriundos sobretudo da África subsaariana (Eritreia, Mali, entre outros) e do Médio Oriente, especialmente da Síria e do Iraque, procuram entrar na Europa. 

O número de imigrantes que atravessam o Mediterrâneo continua a aumentar, com a melhoria das condições meteorológicas registada nas últimas semanas. 

Em 2014, 276 mil pessoas entraram ilegalmente na UE, ou seja três vezes mais que no ano anterior. Destas, 220 mil chegaram pelo Mediterrâneo, de acordo com a agência europeia de controlo das fronteiras Frontex. 

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.