sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen desiste de candidatura nas eleições regionais

O fundador da Frente Nacional (FN) francesa Jean-Marie Le Pen anunciou hoje que abdica de ser candidato às eleições regionais, pronunciando-se a favor de ser a sua neta a liderar a lista, noticia a AFP.

Reuters

Questionado pelo Le Figaro Magazine se iria ser candidato às eleições de dezembro, Jean Marie Le Pen respondeu: "Não, embora eu pense que era o melhor candidato para a Frente Nacional". 

Jean-Marie Le Pen tinha, no domingo, aberto a porta para sua neta, Marion Maréchal Le Pen, o substituir como candidata do partido na região Provence-Alpes-Côte d´Azur nas próximas eleições.

As declarações do também presidente honorário da FN surgem no âmbito de uma grave crise partidária, depois de a sua filha e líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, ter anunciado que vetaria a possibilidade de Jean-Marie se apresentar como candidato nas eleições regionais.

Esta crise familiar surgiu na sequência das últimas declarações do pai, que defendeu o marechal Pétain, líder da França no regime de Vichy e colaboracionista com os nazis, o que levou Marine Le Pen a intervir.

A presidente da FN disse que Jean-Marie, de 86 anos, será submetido a um processo disciplinar perante o comité executivo do partido.

Marion Maréchal Le Pen, de 25 anos, que é a terceira da dinastia Le Pen e sobrinha de Marine, tornou-se em junho de 2012 a deputada mais jovem da história de França.

Em novembro passado foi a mais votada pelos militantes da FN na eleição dos membros do comité central, uma espécie de 'parlamento' do partido.


Lusa
  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa