sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen desiste de candidatura nas eleições regionais

O fundador da Frente Nacional (FN) francesa Jean-Marie Le Pen anunciou hoje que abdica de ser candidato às eleições regionais, pronunciando-se a favor de ser a sua neta a liderar a lista, noticia a AFP.

Reuters

Questionado pelo Le Figaro Magazine se iria ser candidato às eleições de dezembro, Jean Marie Le Pen respondeu: "Não, embora eu pense que era o melhor candidato para a Frente Nacional". 

Jean-Marie Le Pen tinha, no domingo, aberto a porta para sua neta, Marion Maréchal Le Pen, o substituir como candidata do partido na região Provence-Alpes-Côte d´Azur nas próximas eleições.

As declarações do também presidente honorário da FN surgem no âmbito de uma grave crise partidária, depois de a sua filha e líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, ter anunciado que vetaria a possibilidade de Jean-Marie se apresentar como candidato nas eleições regionais.

Esta crise familiar surgiu na sequência das últimas declarações do pai, que defendeu o marechal Pétain, líder da França no regime de Vichy e colaboracionista com os nazis, o que levou Marine Le Pen a intervir.

A presidente da FN disse que Jean-Marie, de 86 anos, será submetido a um processo disciplinar perante o comité executivo do partido.

Marion Maréchal Le Pen, de 25 anos, que é a terceira da dinastia Le Pen e sobrinha de Marine, tornou-se em junho de 2012 a deputada mais jovem da história de França.

Em novembro passado foi a mais votada pelos militantes da FN na eleição dos membros do comité central, uma espécie de 'parlamento' do partido.


Lusa
  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.