sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen desiste de candidatura nas eleições regionais

O fundador da Frente Nacional (FN) francesa Jean-Marie Le Pen anunciou hoje que abdica de ser candidato às eleições regionais, pronunciando-se a favor de ser a sua neta a liderar a lista, noticia a AFP.

Reuters

Questionado pelo Le Figaro Magazine se iria ser candidato às eleições de dezembro, Jean Marie Le Pen respondeu: "Não, embora eu pense que era o melhor candidato para a Frente Nacional". 

Jean-Marie Le Pen tinha, no domingo, aberto a porta para sua neta, Marion Maréchal Le Pen, o substituir como candidata do partido na região Provence-Alpes-Côte d´Azur nas próximas eleições.

As declarações do também presidente honorário da FN surgem no âmbito de uma grave crise partidária, depois de a sua filha e líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, ter anunciado que vetaria a possibilidade de Jean-Marie se apresentar como candidato nas eleições regionais.

Esta crise familiar surgiu na sequência das últimas declarações do pai, que defendeu o marechal Pétain, líder da França no regime de Vichy e colaboracionista com os nazis, o que levou Marine Le Pen a intervir.

A presidente da FN disse que Jean-Marie, de 86 anos, será submetido a um processo disciplinar perante o comité executivo do partido.

Marion Maréchal Le Pen, de 25 anos, que é a terceira da dinastia Le Pen e sobrinha de Marine, tornou-se em junho de 2012 a deputada mais jovem da história de França.

Em novembro passado foi a mais votada pelos militantes da FN na eleição dos membros do comité central, uma espécie de 'parlamento' do partido.


Lusa
  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09