sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marie Le Pen desiste de candidatura nas eleições regionais

O fundador da Frente Nacional (FN) francesa Jean-Marie Le Pen anunciou hoje que abdica de ser candidato às eleições regionais, pronunciando-se a favor de ser a sua neta a liderar a lista, noticia a AFP.

Reuters

Questionado pelo Le Figaro Magazine se iria ser candidato às eleições de dezembro, Jean Marie Le Pen respondeu: "Não, embora eu pense que era o melhor candidato para a Frente Nacional". 

Jean-Marie Le Pen tinha, no domingo, aberto a porta para sua neta, Marion Maréchal Le Pen, o substituir como candidata do partido na região Provence-Alpes-Côte d´Azur nas próximas eleições.

As declarações do também presidente honorário da FN surgem no âmbito de uma grave crise partidária, depois de a sua filha e líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, ter anunciado que vetaria a possibilidade de Jean-Marie se apresentar como candidato nas eleições regionais.

Esta crise familiar surgiu na sequência das últimas declarações do pai, que defendeu o marechal Pétain, líder da França no regime de Vichy e colaboracionista com os nazis, o que levou Marine Le Pen a intervir.

A presidente da FN disse que Jean-Marie, de 86 anos, será submetido a um processo disciplinar perante o comité executivo do partido.

Marion Maréchal Le Pen, de 25 anos, que é a terceira da dinastia Le Pen e sobrinha de Marine, tornou-se em junho de 2012 a deputada mais jovem da história de França.

Em novembro passado foi a mais votada pelos militantes da FN na eleição dos membros do comité central, uma espécie de 'parlamento' do partido.


Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado. De acordo com a Reuters, o sismo teve uma magnitude de 5.7.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".