sicnot

Perfil

Mundo

Papa afirma que caminho da Igreja é "o da franqueza"

O Papa Francisco disse hoje que "o caminho da Igreja é o da franqueza", garantindo que "não se pode calar aquilo que se viu e ouviu", no dia seguinte à polémica declaração sobre "o genocídio arménio". 

reuters

O Papa não fez qualquer referência àquele que afirmou, no fim de semana, ser "o primeiro genocídio do século XX", mas na missa matinal, na Casa de Santa Marta, declarou que Igreja Católica tem de "dizer as coisas com liberdade". 

"A mensagem da Igreja é a mensagem do caminho da franqueza, do caminho do valor cristão", acrescentou o papa.  

Esta homilia surge um dia depois de Francisco ter lembrado "o atroz extermínio" do povo arménio, episódio que atualmente cumpre o primeiro centenário, e que o papa considerou "o primeiro genocídio do século XX". 

O Papa pronunciou estas palavras, no domingo, durante a saudação aos participantes na missa pelo centenário do "martírio arménio", celebrada na basílica de São Pedro. 

Doze dias antes da comemoração do centenário do "martírio arménio", as palavras do papa Francisco sobre a tragédia de 1915 e 1917 desencadearam protestos das autoridades da Turquia, com medidas diplomáticas, como a convocação do núncio em Ancara e a chamada para consultas do embaixador turco no Vaticano. 

Milhares de arménios foram deportados e massacrados pelo império otomano durante a Primeira Guerra Mundial, factos reconhecidos como genocídio por mais de 20 países, mas nunca pela Turquia.

Segundo a Arménia, 1,5 milhões de pessoas foram perseguidas e mortas, enquanto, para a Turquia, o número de arménios mortos não supera os 500.000 e enquadra-se nos combates que se sucederam ao levantamento das populações arménias contra os otomanos.


  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.