sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 23 pessoas morreram nos incêndios no sul da Sibéria

Pelo menos 23 pessoas morreram por causa dos incêndios que deflagram no domingo na República de Jakasia, no sul da Sibéria, e que resultaram de queimadas agrícolas, indicaram hoje as autoridades locais.

© Ilya Naymushin / Reuters

"Até ao momento, contabilizámos 23 mortos", disse o porta-voz do Comité de Instrução da Rússia, Vladimir Markin, anunciando ainda que as autoridades já iniciaram um processo-crime por negligência relacionada com a segurança contra os incêndios.

Segundo as autoridades de saúde locais, meio milhar de pessoas foram socorridas por terem queimaduras leves ou falta de ar e, das 77 pessoas hospitalizadas, oito têm prognóstico grave.

O Ministério do Interior russo esclareceu hoje que os incêndios, que foram extintos hoje de manhã na quase totalidade, destruíram 1.500 casas.

Os incêndios atingiram 40 localidades, tendo afetado 5.000 habitantes, incluindo um milhar de crianças, que ficaram sem casas.

Também morreram devido ao fogo ou por asfixia 4.000 cabeças de gado, na sua maioria ovelhas e vacas.

Os fortes ventos fizeram com que as chamas se propagassem mais facilmente, segundo as autoridades, fator que dificultou a ação dos bombeiros.

O ministro da Emergência da Rússia, Vladímir Puchkov, decretou no domingo um regime especial contra incêndios em todas as regiões da Sibéria.

"Temos de por em prática um controlo muito apertado que proíba as queimadas agrícolas indiscriminadas", advertiu aquele responsável.







Lusa
  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC