sicnot

Perfil

Mundo

Uma dezena de feridos em manifestações da oposição na Guiné-Conacri

Uma dezena de pessoas foram hoje feridas em Conacri em confrontos entre manifestantes e polícias, menos de duas semanas após o apelo da oposição para trazer para a rua o combate contra o Presidente Alpha Condé.

Arquivo (2013)

Arquivo (2013)

© Stringer . / Reuters

Três jovens manifestantes foram feridos a tiro pelas forças da ordem no bairro de Hamdallaye, segundo um médico da clínica Jean Paul II. 

Quatro outros manifestantes foram feridos no bairro de Simbaya, disseram à Agência France Presse (AFP) testemunhas e um polícia.

Segundo aquele agente e o Governo, dois militantes da oposição foram detidos.

Segundo o correspondente da AFP, o tiroteio continuava ao início da tarde e jovens partidários da oposição continuavam nas ruas.

A oposição da Guiné-Conacri apelou para manifestações hoje na capital contra a insegurança, cuja responsabilidade atribui ao Governo, após a agressão do seu porta-voz a 4 de abril, e contra a alteração do calendário eleitoral.

As eleições locais foram novamente adiadas, para março de 2016, depois das presidenciais, marcadas para outubro de 2015. Não se realizam eleições locais desde 2005.

O líder da oposição, o ex-primeiro-ministro Cellou Dalein Diallo, criticou hoje uma "repressão selvagem, como é habitual", enquanto o Governo, em comunicado, falava de "uma vontade real de semear a desordem e a violência".

Diallo felicitou os partidários da oposição por terem desafiado a proibição de manifestação, declarando à AFP que as marchas continuarão na terça-feira e até que sejam ouvidos pelo poder.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17