sicnot

Perfil

Mundo

Violadores de adolescente no Quénia condenados a 15 anos de prisão

Um tribunal queniano condenou hoje três homens a 15 anos de prisão pela violação de uma adolescente de 16 anos, em 2013, anunciou uma advogada da vítima.

reuters

O caso deu origem a um escândalo no Quénia depois de a imprensa ter divulgado que três dos alegados violadores - identificados pela adolescente, que os conhecia - foram libertados pela polícia, que os obrigou, como castigo, a cortar a relva junto à esquadra. 

Mais de 1,8 milhões de pessoas assinaram uma petição 'online' a exigir justiça.  

As autoridades desconhecem o paradeiro dos restantes suspeitos, tendo o Ministério Público emitido um mandado de captura há mais de um ano. 

A vítima, na altura com 16 anos e conhecida como "Liz", foi atacada, espancada e violada por seis homens quando regressava do funeral do avô, no Quénia ocidental, em junho de 2013. 

Os agressores largaram a adolescente, inconsciente e gravemente ferida, numa fossa sética. 

"Embora o Quénia tenha uma das mais modernas estruturas legais para lidar com a violência sexual, o caso de Liz e numerosos outros deixaram evidentes as falhas das autoridades locais na resposta à violência sexual", disse a advogada Kimberly Brown, do grupo Equality Now, que apoiou a adolescente. 

Um estudo, divulgado em 2013, indicou que 19 em cada 20 violações não são comunicadas à polícia, devido à relutância das vítimas em dar início a um processo que muitas consideram não resultar em justiça. 

"As atitudes culturais negativas em relação às mulheres, o medo e o estigma associados a este crime impedem, na maioria dos casos, a denúncia às autoridades", acrescentou. 

 

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".