sicnot

Perfil

Mundo

Violadores de adolescente no Quénia condenados a 15 anos de prisão

Um tribunal queniano condenou hoje três homens a 15 anos de prisão pela violação de uma adolescente de 16 anos, em 2013, anunciou uma advogada da vítima.

reuters

O caso deu origem a um escândalo no Quénia depois de a imprensa ter divulgado que três dos alegados violadores - identificados pela adolescente, que os conhecia - foram libertados pela polícia, que os obrigou, como castigo, a cortar a relva junto à esquadra. 

Mais de 1,8 milhões de pessoas assinaram uma petição 'online' a exigir justiça.  

As autoridades desconhecem o paradeiro dos restantes suspeitos, tendo o Ministério Público emitido um mandado de captura há mais de um ano. 

A vítima, na altura com 16 anos e conhecida como "Liz", foi atacada, espancada e violada por seis homens quando regressava do funeral do avô, no Quénia ocidental, em junho de 2013. 

Os agressores largaram a adolescente, inconsciente e gravemente ferida, numa fossa sética. 

"Embora o Quénia tenha uma das mais modernas estruturas legais para lidar com a violência sexual, o caso de Liz e numerosos outros deixaram evidentes as falhas das autoridades locais na resposta à violência sexual", disse a advogada Kimberly Brown, do grupo Equality Now, que apoiou a adolescente. 

Um estudo, divulgado em 2013, indicou que 19 em cada 20 violações não são comunicadas à polícia, devido à relutância das vítimas em dar início a um processo que muitas consideram não resultar em justiça. 

"As atitudes culturais negativas em relação às mulheres, o medo e o estigma associados a este crime impedem, na maioria dos casos, a denúncia às autoridades", acrescentou. 

 

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.