sicnot

Perfil

Mundo

Violadores de adolescente no Quénia condenados a 15 anos de prisão

Um tribunal queniano condenou hoje três homens a 15 anos de prisão pela violação de uma adolescente de 16 anos, em 2013, anunciou uma advogada da vítima.

reuters

O caso deu origem a um escândalo no Quénia depois de a imprensa ter divulgado que três dos alegados violadores - identificados pela adolescente, que os conhecia - foram libertados pela polícia, que os obrigou, como castigo, a cortar a relva junto à esquadra. 

Mais de 1,8 milhões de pessoas assinaram uma petição 'online' a exigir justiça.  

As autoridades desconhecem o paradeiro dos restantes suspeitos, tendo o Ministério Público emitido um mandado de captura há mais de um ano. 

A vítima, na altura com 16 anos e conhecida como "Liz", foi atacada, espancada e violada por seis homens quando regressava do funeral do avô, no Quénia ocidental, em junho de 2013. 

Os agressores largaram a adolescente, inconsciente e gravemente ferida, numa fossa sética. 

"Embora o Quénia tenha uma das mais modernas estruturas legais para lidar com a violência sexual, o caso de Liz e numerosos outros deixaram evidentes as falhas das autoridades locais na resposta à violência sexual", disse a advogada Kimberly Brown, do grupo Equality Now, que apoiou a adolescente. 

Um estudo, divulgado em 2013, indicou que 19 em cada 20 violações não são comunicadas à polícia, devido à relutância das vítimas em dar início a um processo que muitas consideram não resultar em justiça. 

"As atitudes culturais negativas em relação às mulheres, o medo e o estigma associados a este crime impedem, na maioria dos casos, a denúncia às autoridades", acrescentou. 

 

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.