sicnot

Perfil

Mundo

NASA mantém maior aproximação da sonda New Horizons a Plutão para 14 de julho

A sonda espacial New Horizons vai fazer, a 14 de julho, a maior aproximação a Plutão e a pelo menos cinco luas, confirmou hoje a NASA, que manteve a data anteriormente apontada.

© NASA NASA / Reuters

Segundo a agência espacial norte-americana, que hoje fez um novo ponto da situação da missão, a sonda irá transmitir imagens muito próximas, e nunca antes vistas, do planeta-anão e das suas pequenas luas.

A missão New Horizons completa o reconhecimento inicial de planetas do Sistema Solar, que começou com Vénus e Marte, na década de 60, e continuou com Mercúrio, Júpiter e Saturno, nos anos 70, e Urano e Neptuno, na década de 80.

Plutão foi despromovido, em 2006, a planeta-anão, sendo considerado o maior e o mais brilhante da Cintura de Kuiper.

A sonda foi concebida para recolher, num disparo fotográfico, o máximo possível de dados, pelo que, de acordo com a NASA, a missão New Horizons continuará a enviar informação armazenada na memória do aparelho durante cerca de ano e meio.

A viagem da New Horizons até à órbita de Plutão demorou mais de nove anos. A sonda, equipada com câmaras e espectrógrafos, irá mapear a geologia do planeta-anão e da sua maior lua, Caronte, bem como a composição e a temperatura das suas superfícies.

A missão pretende, ainda, examinar a atmosfera de Plutão, procurar uma atmosfera em redor de Caronte, estudar luas mais pequenas e pesquisar anéis ou outros satélites naturais.

Plutão, refere a NASA numa nota, tem na sua atmosfera nitrogénio, um dos elementos essenciais para a vida, estações complexas, distintas marcas à superfície, um interior rochoso e gelado, que pode albergar um oceano, e pelo menos cinco luas. A maior, Caronte, pode conter uma atmosfera ou um oceano interior, e possivelmente evidenciar atividade recente na superfície.

Atualmente, a sonda está mais próxima de Plutão do que a Terra do Sol. Imagens mais nítidas do planeta são esperadas em maio.






Lusa
  • Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?

    Desporto

    De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17