sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 25 mortos em combates e atentado imputado à Al-Qaeda no Iémen

Um ataque suicida e combates fizeram hoje pelo menos 25 mortos, dos quais 21 rebeldes, na província de Abyan, no sul do Iémen, indicaram fontes militares que imputaram o atentado à Al-Qaeda. 

© Faisal Nasser / Reuters



Doze militares aliados aos rebeldes xiitas 'huthis' foram mortos num ataque suicida contra a sua posição no norte de Loder. O suicida tomou como alvo uma escola utilizada como base por esses militares fiéis ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, acrescentaram as mesmas fontes.

Estas fontes militares atribuíram o atentado à organização terrorista sunita Al-Qaida, bem implantada no sul e no sudeste do Iémen.

Por sua vez, a Al-Qaida no Iémen anunciou hoje em comunicado a morte de um dos seus ideólogos, Ibrahim al-Rubaish, na segunda-feira, num ataque com aviões não-pilotados ('drones') norte-americanos.

O xeque Ibrahim al-Rubaish, conhecido pelos seus sermões hostis ao Ocidente, foi morto "na segunda-feira num raide dos cruzados", lê-se no comunicado divulgado na Internet, que se refere a um ataque de 'drones' que fez seis vítimas no sudeste do Iémen.

As fontes militares iemenitas, citadas pela agência de notícias francesa AFP, indicaram também que os rebeldes estão a preparar uma ofensiva para se apoderarem de Loder, cidade atualmente controlada pelos "comités populares", compostos por combatentes favoráveis ao Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, refugiado na Arábia Saudita.

Na parte ocidental da cidade, iniciaram-se confrontos que se saldaram na morte de nove 'huthis' e quatro membros dos "comités populares", segundo fontes militares e locais.

Os "comités populares" fizeram prisioneiros cinco soldados, elevando para 40 o número de 'huthis' e de militares rebeldes capturados pelas forças pró-Hadi na região, indicou um responsável local.

Os rebeldes xiitas e seus aliados, que conquistaram a capital, Sanaa, e várias regiões do norte e do oeste do Iémen, lançaram em março uma ofensiva sobre o sul, numa tentativa de tomar o controlo de todo o país.

Em reação, a 26 de março, a Arábia Saudita assumiu a liderança de uma coligação internacional que levou a cabo ataques aéreos contra os 'huthis' e respetivos aliados.

Hoje, aviões desta coligação atingiram posições militares nas imediações das cidades de Yarim e Dhamar (centro) e Omran, a norte de Sanaa, de acordo com habitantes.








Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC