sicnot

Perfil

Mundo

Turquia expulsa nove britânicos que pretendiam viajar para a Síria

A Turquia expulsou hoje nove britânicos, detidos quando tentavam partir para a Síria, onde pretendiam aparentemente juntar-se aos 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI), noticiou a agência turca Anatolia. 

© Osman Orsal / Reuters

As duas mulheres e os três homens foram detidos a 01 de abril na região de Hatay, no sul da Turquia, com quatro menores de idade, incluindo um bebé de um ano de idade. 

Os cidadãos britânicos foram levados para Adana (sul), de onde vão seguir, de avião, para Antalya (sul) e depois para o Reino Unido, acrescentou a agência noticiosa turca, precisando que estas pessoas foram proibidas de permanecer na Turquia. 

A Turquia é regularmente acusada pelos países ocidentais de não impedir o atual fluxo de candidatos a lutar nas fileiras do EI, que controla grandes áreas territoriais no Iraque e na Síria, junto à fronteira turca. 

Ancara foi duramente criticada por não ter impedido a passagem de três adolescentes britânicas para a Síria, em fevereiro passado, que pretendiam juntar-se ao EI. 

A Turquia reforçou os controlos fronteiriços e expulsou, no mês passado, para o Reino Unido uma mulher e três adolecentes britânicos suspeitos de quererem juntar-se aos 'jihadistas'. 

De acordo com dados oficiais de março, as autoridades turcas - que recebem informação dos serviços secretos europeus - deportaram já 1.500 cidadãos de países da UE, que viajaram para a Turquia com a intenção de se juntarem ao EI. 

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.