sicnot

Perfil

Mundo

Turquia expulsa nove britânicos que pretendiam viajar para a Síria

A Turquia expulsou hoje nove britânicos, detidos quando tentavam partir para a Síria, onde pretendiam aparentemente juntar-se aos 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI), noticiou a agência turca Anatolia. 

© Osman Orsal / Reuters

As duas mulheres e os três homens foram detidos a 01 de abril na região de Hatay, no sul da Turquia, com quatro menores de idade, incluindo um bebé de um ano de idade. 

Os cidadãos britânicos foram levados para Adana (sul), de onde vão seguir, de avião, para Antalya (sul) e depois para o Reino Unido, acrescentou a agência noticiosa turca, precisando que estas pessoas foram proibidas de permanecer na Turquia. 

A Turquia é regularmente acusada pelos países ocidentais de não impedir o atual fluxo de candidatos a lutar nas fileiras do EI, que controla grandes áreas territoriais no Iraque e na Síria, junto à fronteira turca. 

Ancara foi duramente criticada por não ter impedido a passagem de três adolescentes britânicas para a Síria, em fevereiro passado, que pretendiam juntar-se ao EI. 

A Turquia reforçou os controlos fronteiriços e expulsou, no mês passado, para o Reino Unido uma mulher e três adolecentes britânicos suspeitos de quererem juntar-se aos 'jihadistas'. 

De acordo com dados oficiais de março, as autoridades turcas - que recebem informação dos serviços secretos europeus - deportaram já 1.500 cidadãos de países da UE, que viajaram para a Turquia com a intenção de se juntarem ao EI. 

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16