sicnot

Perfil

Mundo

Último rinoceronte branco macho vigiado 24 horas por dia

As medidas de segurança, no parque de conservação OL Pejeta, no Quénia, foram reforçadas. Vários homens armados, vigiam 24 horas por dia, o último rinoceronte-branco do norte.

twitter.com/OlPejeta

twitter.com/OlPejeta

É provavelmente o rinoceronte mais bem guardado do mundo. Vive rodeado de homens armados simplesmente porque é o último macho desta subespécie na face da terra.    

Sudan é um rinoceronte-branco do norte. Tem 40 anos. Muitos para um rinoceronte. Tem as pernas fracas, e como se não bastasse o seu esperma está incapaz de fecundar as duas fêmeas que restam, no parque de conservação Ol Pejeta, no Quénia. As outras duas vivem em cativeiro. 

São vítimas da sua própria natureza. Os seus chifres são muito procurados em algumas regiões da Ásia, para serem utilizados na medicina tradicional. Chegam a valer cerca de 300 mil euros cada, o que faz aumentar a caça ilegal.

Para manter Sudan a salvo, as autoridades do parque de conservação Ol Pejeta, decidiram remover-lhe os chifres.

Até 2009, Sudan e outros três rinocerontes (um macho e duas fêmeas) viveram num jardim zoológico, na República Checa. 

Regressaram ao Quénia, ao seu habitat natural, numa tentativa de fazer aumentar a família. Mas em outubro do ano passado, o outro macho do grupo morreu, de causas naturais. Resta agora Sudan. Já atingiu a esperança média de vida que são 40 anos.

O rinoceronte-branco do norte pode medir 1,80 m de altura e 4,20 m de largura.  Pode pesar mais de 3.500 Kg. Diferencia-se do rinoceronte-negro não pela cor, já que ambos são acinzentados, mas pelo formato dos seus lábios.

A extinção desta subespécie está iminente. 
 





  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.