sicnot

Perfil

Mundo

Último rinoceronte branco macho vigiado 24 horas por dia

As medidas de segurança, no parque de conservação OL Pejeta, no Quénia, foram reforçadas. Vários homens armados, vigiam 24 horas por dia, o último rinoceronte-branco do norte.

twitter.com/OlPejeta

twitter.com/OlPejeta

É provavelmente o rinoceronte mais bem guardado do mundo. Vive rodeado de homens armados simplesmente porque é o último macho desta subespécie na face da terra.    

Sudan é um rinoceronte-branco do norte. Tem 40 anos. Muitos para um rinoceronte. Tem as pernas fracas, e como se não bastasse o seu esperma está incapaz de fecundar as duas fêmeas que restam, no parque de conservação Ol Pejeta, no Quénia. As outras duas vivem em cativeiro. 

São vítimas da sua própria natureza. Os seus chifres são muito procurados em algumas regiões da Ásia, para serem utilizados na medicina tradicional. Chegam a valer cerca de 300 mil euros cada, o que faz aumentar a caça ilegal.

Para manter Sudan a salvo, as autoridades do parque de conservação Ol Pejeta, decidiram remover-lhe os chifres.

Até 2009, Sudan e outros três rinocerontes (um macho e duas fêmeas) viveram num jardim zoológico, na República Checa. 

Regressaram ao Quénia, ao seu habitat natural, numa tentativa de fazer aumentar a família. Mas em outubro do ano passado, o outro macho do grupo morreu, de causas naturais. Resta agora Sudan. Já atingiu a esperança média de vida que são 40 anos.

O rinoceronte-branco do norte pode medir 1,80 m de altura e 4,20 m de largura.  Pode pesar mais de 3.500 Kg. Diferencia-se do rinoceronte-negro não pela cor, já que ambos são acinzentados, mas pelo formato dos seus lábios.

A extinção desta subespécie está iminente. 
 





  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.