sicnot

Perfil

Mundo

Último rinoceronte branco macho vigiado 24 horas por dia

As medidas de segurança, no parque de conservação OL Pejeta, no Quénia, foram reforçadas. Vários homens armados, vigiam 24 horas por dia, o último rinoceronte-branco do norte.

twitter.com/OlPejeta

twitter.com/OlPejeta

É provavelmente o rinoceronte mais bem guardado do mundo. Vive rodeado de homens armados simplesmente porque é o último macho desta subespécie na face da terra.    

Sudan é um rinoceronte-branco do norte. Tem 40 anos. Muitos para um rinoceronte. Tem as pernas fracas, e como se não bastasse o seu esperma está incapaz de fecundar as duas fêmeas que restam, no parque de conservação Ol Pejeta, no Quénia. As outras duas vivem em cativeiro. 

São vítimas da sua própria natureza. Os seus chifres são muito procurados em algumas regiões da Ásia, para serem utilizados na medicina tradicional. Chegam a valer cerca de 300 mil euros cada, o que faz aumentar a caça ilegal.

Para manter Sudan a salvo, as autoridades do parque de conservação Ol Pejeta, decidiram remover-lhe os chifres.

Até 2009, Sudan e outros três rinocerontes (um macho e duas fêmeas) viveram num jardim zoológico, na República Checa. 

Regressaram ao Quénia, ao seu habitat natural, numa tentativa de fazer aumentar a família. Mas em outubro do ano passado, o outro macho do grupo morreu, de causas naturais. Resta agora Sudan. Já atingiu a esperança média de vida que são 40 anos.

O rinoceronte-branco do norte pode medir 1,80 m de altura e 4,20 m de largura.  Pode pesar mais de 3.500 Kg. Diferencia-se do rinoceronte-negro não pela cor, já que ambos são acinzentados, mas pelo formato dos seus lábios.

A extinção desta subespécie está iminente. 
 





  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.