sicnot

Perfil

Mundo

EUA vão exumar restos mortais de 388 norte-americanos vítimas de Pearl Harbour

Os EUA pretendem exumar os restos mortais de 388 norte-americanos mortos em 1941 durante o ataque japonês a Pearl Harbor, uma tentativa inédita de identificação de militares com recurso a testes de ADN, informou hoje o Pentágono.

Reuters

O esforço vai focar-se nos marinheiros e 'marines' do navio USS Oklahoma que nunca foram identificados, mais de sete décadas depois do ataque surpresa que conduziu à entrada dos EUA na II Guerra Mundial. 

O navio afundou depois de ter sido atingido por torpedos japoneses no ataque de Pearl Harbor, causando a morte a 429 marinheiros e 'marines' 

Os restos mortais da tripulação que não puderam ser identificados estão sepultados no Memorial Nacional no Cemitério do Pacífico, em Honolulu.

Para serem analisados, os restos mortais vão ser desenterrados e transferidos para um laboratório do Departamento da Defesa dos EUA, no Havai. 

Gerido pela agência do Departamento de Defesa para o recenseamento de prisioneiros de guerra (POW, na sigla em Inglês) e desaparecidos em combate (MIA, na sigla em Inglês), o laboratório vai recorrer a várias técnicas, "incluindo o ADN". 

O anúncio feito hoje, em comunicado assinado pelo subsecretário da Defesa, Robert Work, reflete o compromisso, detalhado e dispendioso, dos militares norte-americanos com o objetivo de encontrar e identificar os desaparecidos em conflitos desde a II Guerra Mundial. 

O Pentágono envia todos os anos equipas forenses para locais remotos, onde ocorreram quedas de aviões no Pacífico, em busca de restos mortais de tripulações aéreas. 










Lusa
  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.