sicnot

Perfil

Mundo

Explicado o mistério das tempestades gigantes em Saturno

As tempestades gigantes em Saturno, conhecidas como "tempestades brancas" são causadas pela humidade na atmosfera do planeta, concluíram cientistas dos EUA.

NASA

Desde que foram vistas pela primeira vez em 1876, as "tempestades brancas" produziram-se seis vezes. Podem comparar-se ao fenómeno de relâmpagos na Terra, só que podem estender-se por milhares de quilómetros e duram meses. Ocorrem todos os 20 ou 30 anos e podem ser vistas a partir da Terra.

De acordo com um estudo publicado na revista científica britânica Nature Geoscience, as tempestades ocorrem devido à forma como o vapor de água interage na atmosfera do planeta gigante. 

Os autores do estudo, Cheng Li e Andrew Ingersoll, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, argumentam que as gotas de vapor evitam que gases menos densos emerjam, esfriem e condensem, e que essa reação provoca trovoadas.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.