sicnot

Perfil

Mundo

Líder da Coreia do Norte presta tributo a avô pelo seu 103.º aniversário de nascimento

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, prestou hoje homenagem em Pyongyang ao seu avô Kim Il-sung, no início das comemorações do 103.º aniversário do nascimento do fundador do país.

© KCNA KCNA / Reuters

O jovem dirigente norte-coreano deslocou-se ao Palácio do Sol de Kumsusan, acompanhado por altas autoridades militares do país para prestar tributo ao corpo embalsamado de Kim Il-sung, informou a agência de notícias KCNA. 

Kim Jong-un também depositou flores junto às estátuas do seu avô e pai, o falecido Kim Jong-il, no palácio e mausoléu localizado na zona nordeste da capital norte-coreana. 

O "Dia do Sol", tal como é conhecido na Coreia do Norte o aniversário do seu fundador, é a festividade mais assinalada no país caraterizado pelo extremo culto à personalidade dos três líderes da dinastia Kim, que o governam desde a sua fundação em 1948
  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.