sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 12 milhões de crianças não escolarizadas no Médio Oriente

Mais de 12 milhões de crianças ficam fora da escola no Médio Oriente, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sublinhando os progressos realizados nos esforços para alargar a escolarização. 

Crianças vítimas de um bombardeamento na Síria

Crianças vítimas de um bombardeamento na Síria

© Stringer . / Reuters

Este número não inclui as crianças obrigadas a deixar a escola por causa da guerra na Síria e no Iraque. Com essas, o número de crianças não escolarizadas atinge os 15 milhões, sublinha a Unicef num relatório apresentado em Beirute. 

Este estudo, da Unicef e da Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), destaca os "recursos consideráveis e o capital político" consagrados à educação no Médio Oriente, durante a última década e sublinha que "o número de crianças não escolarizadas nas escolas primárias diminuiu, em alguns casos para metade". 

"Mas, nos últimos anos, não foi registado qualquer progresso", alerta. 

Na escola primária existem 4,3 milhões de crianças não escolarizadas e no ensino secundário 2,9 milhões. Além destes, 5,1 milhões de crianças não frequentam o pré-primário, o que eleva a 12,3 milhões o número de crianças não escolarizadas, de acordo com o relatório. 

Este número representa cerca de 15% das crianças no Médio Oriente em idade escolar ou pré-escolar, na escola primária ou secundária. 

O relatório indica que um estudo realizado em nove países da região aponta uma série de razões pelas quais estas crianças são privadas de frequentar a escola, sendo a pobreza uma das principais. 

Em vários casos, as famílias não podem pagar os custos associados à escolarização, nomeadamente livros e uniformes. Algumas encaminham os filhos para um trabalho por razões financeiras. 


Lusa

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16