sicnot

Perfil

Mundo

Mais de dois mil estrangeiros refugiados em centros de acolhimento na África do Sul

Mais de dois mil estrangeiros estão refugiados em centros de acolhimento na cidade sul-africana de Durban, depois dos ataques contra imigrantes. Os campos de refugiados não vão ser suficientes para acolher todos os que fogem da vaga de violência.

STR

Muitos estão, por isso, a planear abandonar o país. A maioria são moçambicanos. Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 70 foram detidas nos ataques xenófobos na África do Sul.  Em Joanesburgo, foram saqueadas lojas de proprietários estrangeiros.

A violência começou dias depois do rei Zulu ter desafiado os estrangeiros a fazerem as malas e abandonarem o país. 
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.