sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos três mortos e nove feridos em atentado-suicida no Mali

Pelo menos três pessoas morreram e nove ficaram feridas, três das quais com gravidade, num atentado-suicida perpetrado num acampamento da missão da ONU no Mali (Minusma) em Ansongo, no leste do país, perto da fronteira com o Níger.

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes. (Arquivo)

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Segundo fontes policiais e locais, um homem que conduzia uma viatura todo-o-terreno irrompeu pelo acampamento pelo meio-dia, levando à frente a barreira da entrada, fazendo embater o veículo contra uma bomba de gasolina no interior, provocando um incêndio.

Os mortos e feridos são, aparentemente, todos civis, embora a Minusma ainda não se tenha pronunciado sobre eventuais vítimas nas suas fileiras.

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes.

Apesar de o ataque não ter ainda sido reivindicado, os atentados-suicidas no Mali costumam ser cometidos por grupos 'jihadistas' da órbita de influência da organização terrorista Al-Qaida ou semelhantes, que escolhem como alvos as forças governamentais ou as da ONU.

Este atentado ocorreu numa altura em que se está prestes a assinar em Argel um acordo de paz entre os diversos grupos armados no norte do Mali, apesar de os grupos independentistas ou federalistas estarem a colocar entraves até ao último momento e de a assinatura do pacto ainda não ter sido concretizada.
Lusa
  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC