sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos três mortos e nove feridos em atentado-suicida no Mali

Pelo menos três pessoas morreram e nove ficaram feridas, três das quais com gravidade, num atentado-suicida perpetrado num acampamento da missão da ONU no Mali (Minusma) em Ansongo, no leste do país, perto da fronteira com o Níger.

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes. (Arquivo)

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes. (Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Segundo fontes policiais e locais, um homem que conduzia uma viatura todo-o-terreno irrompeu pelo acampamento pelo meio-dia, levando à frente a barreira da entrada, fazendo embater o veículo contra uma bomba de gasolina no interior, provocando um incêndio.

Os mortos e feridos são, aparentemente, todos civis, embora a Minusma ainda não se tenha pronunciado sobre eventuais vítimas nas suas fileiras.

O pânico tomou a população de Ansongo, na região de Gao, onde as escolas e o comércio fecharam as portas após o atentado, indicaram as mesmas fontes.

Apesar de o ataque não ter ainda sido reivindicado, os atentados-suicidas no Mali costumam ser cometidos por grupos 'jihadistas' da órbita de influência da organização terrorista Al-Qaida ou semelhantes, que escolhem como alvos as forças governamentais ou as da ONU.

Este atentado ocorreu numa altura em que se está prestes a assinar em Argel um acordo de paz entre os diversos grupos armados no norte do Mali, apesar de os grupos independentistas ou federalistas estarem a colocar entraves até ao último momento e de a assinatura do pacto ainda não ter sido concretizada.
Lusa
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.