sicnot

Perfil

Mundo

Comboio de levitação magnética atinge 590 quilómetros/hora no Japão

Um comboio japonês de levitação magnética bateu esta quinta-feira um novo recorde mundial de velocidade, ao atingir 590 quilómetros numa viagem experimental, informou uma companhia ferroviária do Japão.

O comboio de alta velocidade vai ligar em 40 minutos a capital japonesa, Tóquio, à cidade de Nagoya, numa distância de 286 quilómetros. (Arquivo)

O comboio de alta velocidade vai ligar em 40 minutos a capital japonesa, Tóquio, à cidade de Nagoya, numa distância de 286 quilómetros. (Arquivo)

© KYODO Kyodo / Reuters

Um campo magnético permite que o comboio "flutue" 10 centímetros acima dos carris, eliminando o atrito e permitindo alcançar altas velocidades de forma eficiente. 

A locomotiva percorreu mais de um milhão de quilómetros nesta fase de testes, anunciou a Japan Railways Group, que planeia abrir em 2027 a primeira linha para um comboio de levitação magnética no país. 

O comboio de alta velocidade vai ligar em 40 minutos a capital japonesa, Tóquio, à cidade de Nagoya, numa distância de 286 quilómetros. 

A construção da linha, orçada em 66,6 mil milhões de euros, começou em outubro de 2014 após receber aprovação do governo japonês.
Lusa
  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30