sicnot

Perfil

Mundo

Dezanove pessoas mortas à machadada no leste da RD Congo

Um total de 19 pessoas foram mortas à machadada no território do Beni, região leste da República Democrática do Congo (RDCongo) palco e massacres atribuídos a rebeldes ugandeses, segundo informações hoje divulgadas.  

© James Akena / Reuters

"Lamentamos a morte de 18 pessoas e de uma mulher grávida que foi decapitada", declarou à agência noticiosa francesa AFP Amisi Kalonda, administrador do território. Na quarta-feira tinha sido emitido um primeiro balanço de cinco mortos, enquanto uma organização não-governamental local se referiu a dez vítimas. 

No total, precisou Kalonda, 13 homens e seis mulheres foram mortos no massacre, e nove das vítimas foram decapitadas. 

O administrador acrescentou que cinco pessoas ficaram feridas. As vítimas terão sido surpreendidas pelos assaltantes quando se dirigiam para os campos, com Amisi Kalonda a acusar os rebeldes muçulmanos das Forças Democráticas Aliadas (ADF) de responsabilidade pelo ataque. 

As ADF são uma milícia que se opõe ao Presidente ugandês Yoweri Museveni, e presente da RDCongo desde 1995.

Lusa
  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Número de mortos de atentado em al-Bab sobe para 60

    Mundo

    O atentado bombista de hoje na cidade de al-Bab (Norte da Síria), capturada na quinta-feira ao Estado Islâmico, fez pelo menos 60 mortos, de acordo com um novo balanço noticiado pela agência de notícias estatal turca Andadolu.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.