sicnot

Perfil

Mundo

Dezanove pessoas mortas à machadada no leste da RD Congo

Um total de 19 pessoas foram mortas à machadada no território do Beni, região leste da República Democrática do Congo (RDCongo) palco e massacres atribuídos a rebeldes ugandeses, segundo informações hoje divulgadas.  

© James Akena / Reuters

"Lamentamos a morte de 18 pessoas e de uma mulher grávida que foi decapitada", declarou à agência noticiosa francesa AFP Amisi Kalonda, administrador do território. Na quarta-feira tinha sido emitido um primeiro balanço de cinco mortos, enquanto uma organização não-governamental local se referiu a dez vítimas. 

No total, precisou Kalonda, 13 homens e seis mulheres foram mortos no massacre, e nove das vítimas foram decapitadas. 

O administrador acrescentou que cinco pessoas ficaram feridas. As vítimas terão sido surpreendidas pelos assaltantes quando se dirigiam para os campos, com Amisi Kalonda a acusar os rebeldes muçulmanos das Forças Democráticas Aliadas (ADF) de responsabilidade pelo ataque. 

As ADF são uma milícia que se opõe ao Presidente ugandês Yoweri Museveni, e presente da RDCongo desde 1995.

Lusa
  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo de mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte também se faz sentir nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.