sicnot

Perfil

Mundo

Ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, está hospitalizado

O ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, está internado no hospital militar de Pretória, na África do Sul. De acordo com a presidência moçambicana, o antigo chefe de Estado sentiu-se mal quando viajava para a África do Sul depois de ter sido homenageado por uma universidade do Gana.

Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique

Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique

© Reuters Photographer / Reuter

Está internado há três dias e, de acordo com o comunicado, com um quadro clínico estável e com tendência a melhorar. Joaquim Chissano governou Moçambique durante quase 20 anos, entre 1986 e 2005, sucedendo no cargo ao primeiro presidente do país, Samora Machel.
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11