sicnot

Perfil

Mundo

Putin admite que impor o modelo soviético à Europa de Leste "não foi bom"

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje que a imposição "pela força" do modelo soviético na Europa de leste após a II Guerra Mundial "não foi nada bom".

© Maxim Shemetov / Reuters

"Depois da II Guerra Mundial tentámos impor o nosso próprio modelo aos países da Europa de leste e fizemo-lo pela força", disse o Presidente russo, na entrevista televisiva anual em que responde a questões de cidadãos russos.

"É preciso reconhecê-lo. Não foi nada bom", acrescentou.

As declarações do Presidente russo foram feitas a poucas semanas do 70.º aniversário da vitória da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) sobre a Alemanha nazi, efeméride que Moscovo vai comemorar a 09 de maio, em cerimónias a que vários dirigentes ocidentais vão faltar devido ao conflito na Ucrânia.

"A escolha (de participar nas cerimónias) é de cada dirigente político. Alguns não querem vir, admito, e outros não têm autorização" dos Estados Unidos, "apesar de muitos deles quererem vir", disse Putin.

O Presidente russo, que no passado considerou bom o pacto germano-soviético de 1939 e classificou o fim da URSS como "a maior tragédia geopolítica do século XX", criticou no entanto hoje a atitude da União Soviética de Estaline após a II Grande Guerra e acusou os Estados Unidos de tentarem fazer o mesmo atualmente.

"Ainda temos ecos" da política soviética do pós-guerra, disse, acrescentando que "os americanos comportam-se aliás mais ou menos da mesma maneira, tentando impor o seu modelo por todo o mundo, e também vão fracassar".



Lusa
  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira