sicnot

Perfil

Mundo

"Siri" do iPhone acusado de homofobia na Rússia

O software de reconhecimento de voz "Siri" do iPhone em russo é homofóbico, acusam alguns utilizadores que receberam respostas surpreendentes a questões em que pronunciavam as palavras "gay" ou "lésbica".

© Robert Galbraith / Reuters

Um blogger russo a viver em Londres Alex Kokcharov colocou um  vídeo na Internet intitulado "Na Rússia Soviética Siri questiona-te a ti".

Ao perguntar a "Siri": "Clubes gay aqui perto?", o software responde: "Eu coraria se pudesse".

"Como resgistar um casamento homossexual em Inglaterra?", "Siri" em  russo diz: "Vou fingir que não ouvi isso".

"Fala-me sobre casamentos homossexuais", pede o utilizador. "Alex, mas que mal educado", responde a "Siri".

Em declarações à  Mashable, Kokcharov disse ter ficado chocado quando descobriu que o assistente digital do seu smartphone era "homofóbico".

Kokcharov diz que inicialmente pensou que a Apple tenha sido forçada a contornar a polémica lei russa contra "propaganda gay", mas acrescenta que o software podia apenas responder "Não sei" a perguntas daquele género.

Ao que tudo indica, será um "bug" de que a Apple tem conhecimento.

  • Ban Ki-Moon pede respeito pelos direitos dos homossexuais
    1:11

    Sochi 2014

    O secretário geral das Nações Unidas pede que sejam respeitados os direitos dos homossexuais. Ban Ki-Moon condenou a discriminação e os ataques de que algumas pessoas são alvo, por causa da orientação sexual. O apelo de Ban Ki-Moon foi feito em Sochi, na Rússia onde começam amanhã os Jogos Olímpicos de inverno. No ano passado, o Governo russo aprovou uma lei de propaganda anti-gay, criticada por restringir os direitos dos homossexuais e promover a discriminação.

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38