sicnot

Perfil

Mundo

Acidente da Germanwings leva administrador da Turkish Airlines a pedir a pilotos que se casem

O administrador da companhia aérea Turkish Airlines instou os pilotos solteiros a casarem-se, depois da queda, em março, de um avião da companhia alemã Germanwings, pela qual é responsabilizado um piloto com problemas psicológicos. 

© Youssef Boudlal / Reuters

O despenhamento do avião da Germanwings nos Alpes franceses, com 150 pessoas a bordo, em 24 de março "ensinou coisas novas, e pilotar é um trabalho muito difícil. O estilo de vida dos pilotos, sejam homens ou mulheres, é muito importante", disse Temel Kotil ao diário turco Hurriyet. 

"O acidente aconteceu depois de a namorada do piloto o ter deixado. Por isso, meus caros amigos, tenham em conta que aconselhamos os nossos pilotos solteiros a casarem-se", acrescentou. 

Informações iniciais sugeriam que o copiloto da Germanwings, Andreas Lubitz, tinha terminado a relação com a namorada, mas isso foi posteriormente desmentido. 

Crê-se que Lubitz, a quem tinham já sido diagnosticadas tendências suicidas, terá intencionalmente conduzido o avião contra a encosta de uma das montanhas alpinas, depois de ter trancado o piloto fora do cockpit. 

Kotil, cuja companhia aérea é uma das que mais rapidamente tem crescido em todo o mundo, admitiu que deveria haver mais mulheres com a função de piloto na Turkish Airlines. 

O administrador indicou que, de entre 86 novos pilotos graduados, só três são mulheres e que existem apenas 40 mulheres pilotos em toda a companhia, que tem 4.000 pilotos.

"Convido todas as mulheres que preencham os requisitos para serem pilotos", acrescentou, fixando como objetivo inicial que haja dez por cento de mulheres entre os pilotos da frota.

Lusa


  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08