sicnot

Perfil

Mundo

Acidente da Germanwings leva administrador da Turkish Airlines a pedir a pilotos que se casem

O administrador da companhia aérea Turkish Airlines instou os pilotos solteiros a casarem-se, depois da queda, em março, de um avião da companhia alemã Germanwings, pela qual é responsabilizado um piloto com problemas psicológicos. 

© Youssef Boudlal / Reuters

O despenhamento do avião da Germanwings nos Alpes franceses, com 150 pessoas a bordo, em 24 de março "ensinou coisas novas, e pilotar é um trabalho muito difícil. O estilo de vida dos pilotos, sejam homens ou mulheres, é muito importante", disse Temel Kotil ao diário turco Hurriyet. 

"O acidente aconteceu depois de a namorada do piloto o ter deixado. Por isso, meus caros amigos, tenham em conta que aconselhamos os nossos pilotos solteiros a casarem-se", acrescentou. 

Informações iniciais sugeriam que o copiloto da Germanwings, Andreas Lubitz, tinha terminado a relação com a namorada, mas isso foi posteriormente desmentido. 

Crê-se que Lubitz, a quem tinham já sido diagnosticadas tendências suicidas, terá intencionalmente conduzido o avião contra a encosta de uma das montanhas alpinas, depois de ter trancado o piloto fora do cockpit. 

Kotil, cuja companhia aérea é uma das que mais rapidamente tem crescido em todo o mundo, admitiu que deveria haver mais mulheres com a função de piloto na Turkish Airlines. 

O administrador indicou que, de entre 86 novos pilotos graduados, só três são mulheres e que existem apenas 40 mulheres pilotos em toda a companhia, que tem 4.000 pilotos.

"Convido todas as mulheres que preencham os requisitos para serem pilotos", acrescentou, fixando como objetivo inicial que haja dez por cento de mulheres entre os pilotos da frota.

Lusa


  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.