sicnot

Perfil

Mundo

Entre homens e cães, o amor está no olhar

Quando os seres humanos e os cães se olham nos olhos, os níveis de oxitocina, a hormona do amor, da confiança e do prazer, aumentam consideravelmente em cada um dos cérebros e reforçam os laços, descobriram investigadores japoneses.

© Mike Blake / Reuters

Este mecanismo terá resultado da evolução desde o início da domesticação do cão, que remonta a cerca de 30 mil anos, segundo os autores do estudo publicado na revista Science.

O mesmo fenómeno acontece para consolidar os laços emocionais entre a mãe e o seu bebé quando se olham. Os cães poderão por isso ter desenvolvido esta resposta hormonal para serem adoptados pelos humanos.

Takefumi Kikusui, especialista em comportamento animal da Universidade Azabu no Japão, e a sua equipa, testaram esta reacção junto de lobos, de quem os cães descendem. Constaram que os lobos, mesmo que a viver desde pequenos com os homens, não desenvolveram esta resposta hormonal. Isto significa que os cães não herdaram este mecanismo, antes o desenvolveram no contacto com os humanos durante o processo de domesticação.

Para esta experiência, os cientistas colocaram cães e os seus donos numa sala - 30 voluntários no total, seis homens e 24 mulheres - e alguns estranhos. Foram observados todos os contactos, gestos e palavras trocados durante 30 minutos, após os quais foram medidos os níveis de oxitocina dos cães e donos. Constataram que os que tinham trocado olhares revelavam níveis mais elevados da hormona.

Numa segunda experiência, os investigadores deram oxitocina a cheirar aos cães e colocaram-nos numa sala tanto com os seus donos como com estranhos. Ao fim de 30 minutos, constataram que os níveis da hormona tinham aumentado nos donos dos cães, nomeadamente nas mulheres.

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira