sicnot

Perfil

Mundo

Sete anos de prisão para jornalista chinesa por revelar "segredos de Estado"

Um tribunal de Pequim condenou hoje a jornalista veterana Gao Yu, voz crítica do Governo, a sete anos de prisão por "revelar segredos de Estado", informam as agências internacionais. 

© Tyrone Siu / Reuters

A sentença foi anunciada pelo tribunal, na sua conta oficial de microblogue, e confirmada pelo advogado da condenada. 

A jornalista de 71 anos foi detida em abril do ano passado e julgada em novembro sob um forte dispositivo policial. 

Esta não é a primeira vez que a Gao Yu enfrenta a justiça devido a trabalhos de cariz político.

Em 1993 foi condenada a seis anos de prisão pelas mesmas acusações que agora enfrenta, e passou 15 meses presa por ter apoiado os protestos pró-democráticos de Tiananmen, em 1989.

Gao Yu era suspeita de ter obtido ilegalmente um documento altamente confidencial e de enviar uma cópia por correio eletrónico a um sítio na Internet no exterior da China, em junho passado.

Segundo as agências France Presse e EFE, a jornalista escreveu sobre o chamado "documento 9", uma comunicação interna do Partido Comunista Chinês defendendo uma dura repressão sobre dissidentes e alertando para os "perigos" da democracia multipartidária.

Uma cópia completa do documento foi publicada em Hong Kong em agosto do ano passado.


Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..