sicnot

Perfil

Mundo

Wikileaks divulga documentos e correio eletrónico da Sony Pictures

O Wikileaks, o portal dirigido por Julian Assange, divulgou hoje na Internet todos os documentos e correio eletrónico da Sony Pictures que foram supostamente pirateados por 'hackers' norte-coreanos.

© Tim Chong / Reuters

A base de dados publicada pelo Wikileaks inclui mais de 30 mil documentos, 173 mil mensagens de email e 2.200 endereços de email da Sony Pictures, a filial cinematográfica do gigante tecnológico japonês.

Em comunicado, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, assegurou que a informação é "noticiosa e o centro de um conflito geopolítico e pertence ao domínio público", já que mostra o "funcionamento interno de um consórcio internacional".

Também em comunicado, a Sony criticou a divulgação de informação privada, salientando que foi obtida através de um "ato criminoso".

A pirataria informática na Sony começou o ano passado e, segundo o Governo norte-americano, foi da responsabilidade de piratas informáticos norte-coreanos em represália contra a estreia do filme "The Interview", que satiriza o líder da Coreia da Norte, Kim Jong-un.

Os documentos revelados pelo Wikileaks revelam detalhes da estratégia de pressão pública da Sony, as suas relações com políticos e estratégias em relação à concorrência.

Lusa
  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17