sicnot

Perfil

Mundo

Explosão de plataforma petrolífera no Golfo do México foi há cinco anos

Faz esta segunda-feira cinco anos que explodiu a plataforma petrolífera da BP, que provocou uma maré negra no Golfo do México. A 20 de abril de 2010, o rebentamento matou 11 trabalhadores e afundou a plataforma em apenas dois dias.

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos. (Arquivo)

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos. (Arquivo)

© Ho New / Reuters

Nos três meses seguintes, foram libertados no oceano 200 milhões de galões de petróleo.

O derrame de combustível provocou um dos maiores desastres ambientais que alguma vez atingiu a costa norte-americana e afetou fauna e flora, em centenas de quilómetros da zona costeira, e matou milhares de animais.

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos.
  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.