sicnot

Perfil

Mundo

Explosão de plataforma petrolífera no Golfo do México foi há cinco anos

Faz esta segunda-feira cinco anos que explodiu a plataforma petrolífera da BP, que provocou uma maré negra no Golfo do México. A 20 de abril de 2010, o rebentamento matou 11 trabalhadores e afundou a plataforma em apenas dois dias.

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos. (Arquivo)

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos. (Arquivo)

© Ho New / Reuters

Nos três meses seguintes, foram libertados no oceano 200 milhões de galões de petróleo.

O derrame de combustível provocou um dos maiores desastres ambientais que alguma vez atingiu a costa norte-americana e afetou fauna e flora, em centenas de quilómetros da zona costeira, e matou milhares de animais.

Os cientistas acreditam que os efeitos da maré negra vão sentir-se ainda durante vários anos.
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.