sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente de 14 anos detido no Reino Unido por suspeita de terrorismo

Um adolescente de 14 anos foi detido em Inglaterra por suspeitas de participar numa organização terrorista na Austrália, informou hoje a polícia britânica, dias depois de a polícia australiana ter detido cinco pessoas neste âmbito.

© Paul Hackett / Reuters

"O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar atos de terrorismo, informaram as autoridades britânicas, acrescentando que as informações sobre estas supostas atividades terroristas já foram transmitidas às autoridades australianas.

"Descobrimos uma comunicação entre uma pessoa no noroeste de Inglaterra e um homem na Austrália, sobre o que cremos é uma ameaça terrorista credível", disse a polícia, que não facultou nem a nacionalidade nem os dados do detido.

"Estamos a trabalhar de forma estreita com a polícia na Austrália e em Lancashire e quero tranquilizar o público e dizer que não descobrimos qualquer ataque iminente ao Reino Unido", acrescentou a polícia.

No sábado, as autoridades australianas detiveram cinco pessoas que planeavam um atentado terrorista inspirado no Estado Islâmico durante a cerimónia do Dia de ANZAC, uma festa nacional que os australianos e neozelandeses celebram a 25 de abril.

Pelo menos três dos cinco detidos ficaram feridos durante a operação antiterrorista levada a cabo em Melbourne, segundo os jornais australianos, citados pela Efe.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias