sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente de 14 anos detido no Reino Unido por suspeita de terrorismo

Um adolescente de 14 anos foi detido em Inglaterra por suspeitas de participar numa organização terrorista na Austrália, informou hoje a polícia britânica, dias depois de a polícia australiana ter detido cinco pessoas neste âmbito.

© Paul Hackett / Reuters

"O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar atos de terrorismo, informaram as autoridades britânicas, acrescentando que as informações sobre estas supostas atividades terroristas já foram transmitidas às autoridades australianas.

"Descobrimos uma comunicação entre uma pessoa no noroeste de Inglaterra e um homem na Austrália, sobre o que cremos é uma ameaça terrorista credível", disse a polícia, que não facultou nem a nacionalidade nem os dados do detido.

"Estamos a trabalhar de forma estreita com a polícia na Austrália e em Lancashire e quero tranquilizar o público e dizer que não descobrimos qualquer ataque iminente ao Reino Unido", acrescentou a polícia.

No sábado, as autoridades australianas detiveram cinco pessoas que planeavam um atentado terrorista inspirado no Estado Islâmico durante a cerimónia do Dia de ANZAC, uma festa nacional que os australianos e neozelandeses celebram a 25 de abril.

Pelo menos três dos cinco detidos ficaram feridos durante a operação antiterrorista levada a cabo em Melbourne, segundo os jornais australianos, citados pela Efe.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.