sicnot

Perfil

Mundo

Adolescente de 14 anos detido no Reino Unido por suspeita de terrorismo

Um adolescente de 14 anos foi detido em Inglaterra por suspeitas de participar numa organização terrorista na Austrália, informou hoje a polícia britânica, dias depois de a polícia australiana ter detido cinco pessoas neste âmbito.

© Paul Hackett / Reuters

"O adolescente foi detido em Blackburn, no noroeste de Inglaterra, no sábado, por alegadamente instigar e preparar atos de terrorismo, informaram as autoridades britânicas, acrescentando que as informações sobre estas supostas atividades terroristas já foram transmitidas às autoridades australianas.

"Descobrimos uma comunicação entre uma pessoa no noroeste de Inglaterra e um homem na Austrália, sobre o que cremos é uma ameaça terrorista credível", disse a polícia, que não facultou nem a nacionalidade nem os dados do detido.

"Estamos a trabalhar de forma estreita com a polícia na Austrália e em Lancashire e quero tranquilizar o público e dizer que não descobrimos qualquer ataque iminente ao Reino Unido", acrescentou a polícia.

No sábado, as autoridades australianas detiveram cinco pessoas que planeavam um atentado terrorista inspirado no Estado Islâmico durante a cerimónia do Dia de ANZAC, uma festa nacional que os australianos e neozelandeses celebram a 25 de abril.

Pelo menos três dos cinco detidos ficaram feridos durante a operação antiterrorista levada a cabo em Melbourne, segundo os jornais australianos, citados pela Efe.

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28