sicnot

Perfil

Mundo

Ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano pode sair do hospital no fim de semana

O ex-Presidente de Moçambique Joaquim Chissano, internado a 13 de abril na África do Sul devido a uma infeção gastrointestinal, continuava hoje a melhorar e poderá receber alta hospitalar no próximo fim de semana, informou a Presidência moçambicana. 

Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique

Joaquim Chissano, antigo Presidente de Moçambique

© Reuters Photographer / Reuter

"De acordo com o relatório médico, o antigo chefe de Estado poderá receber alta ao longo do fim de semana", refere um comunicado do gabinete do atual Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que enviou à África do Sul a ministra da Saúde, Nazira Abdula, para acompanhar a evolução clínica de Chissano. 

"O quadro clínico do antigo Presidente está a evoluir positivamente", refere o comunicado, dando conta de que Joaquim Chissano permanece internado no Hospital Militar de Pretória "de modo a garantir o seu pleno repouso", segundo o relatório médico transmitido por Nazira Abdula a Filipe Nyusi

O ex-Presidente moçambicano sentiu-se mal a caminho da África do Sul, quando regressava do Gana, onde recebeu um doutoramento "Honoris Causa" pela Universidade de Estudos e Desenvolvimento (UDS) daquele país africano.

Joaquim Chissano, 75 anos, governou Moçambique entre 1986 e 2005, sucedendo no cargo ao primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel.

Lusa
  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.