sicnot

Perfil

Mundo

Polícia angolana procura assaltantes que mataram português a tiro

A Polícia Nacional angolana deteve três dos cinco suspeitos da autoria do homicídio a tiro de um português, com cerca de 50 anos, gerente de um posto de abastecimento de combustíveis em Ambriz, no norte do país.

© Amr Dalsh / Reuters

A informação foi confirmada hoje à Lusa por fonte oficial do Comando Provincial da Polícia Nacional do Bengo, acrescentando que dois dos detidos têm idades a rondar os 18 anos, tendo o homicídio resultado de um assalto ao posto de combustíveis, que vitimou ainda outro funcionário, de nacionalidade angolana.

Tudo aconteceu cerca das 02:00 da madrugada de sábado, em Ambriz (Bengo), mais de 160 quilómetros a norte de Luanda, quando o grupo de meliantes, sob ameaça de uma arma de fogo - que não estaria municiada - conseguiu apoderar-se da arma de um dos seguranças do posto, fazendo refém uma funcionária.

"Foram então buscar o português, que vivia ao lado da bomba e que estava a descansar, para o forçar a abrir o cofre e concretizarem o assalto. Terá havido alguma resistência, dos seguranças, e três pessoas foram atingidas", explicou a mesma fonte.

Paulo Jorge Magalhães dos Santos, gerente do posto, da rede da estatal Sonangol, foi atingido mortalmente, tal como um funcionário, enquanto um dos seguranças, também alvejado, permanece hospitalizado no hospital provincial do Bengo.

"A arma do guarda da bomba serviu para eles consumarem o assalto", explicou a polícia.

O assalto terá rendido, além de alguns equipamentos eletrónicos já recuperados pela polícia, cerca de 1,5 milhões de kwanzas (cerca de 12.700 euros), avançou à Lusa a polícia do Bengo.

"Três dos assaltantes já estão a contas com a nossa polícia e mostraram-se arrependidos, estando foragidos dois da mesma quadrilha. Mas estamos no encalce deles", concluiu a mesma fonte.


  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16