sicnot

Perfil

Mundo

Primeira ponte ferroviária sino-russa estará concluída no final de 2016

A construção da primeira ponte ferroviária entre a China e a Rússia, com 2,2 quilómetros de extensão, "avança com rapidez", devendo estar concluída no final de 2016, anunciou hoje a imprensa oficial chinesa.

© Jo Yong hak / Reuters

A ponte, com uma capacidade de transporte de 21 milhões de toneladas por ano, atravessará o rio Heilongjiang (Amur, em russo) entre Tongjiang a Nizhneleninskoye, na secção oriental da longa fronteira sino-russa.

Segundo a imprensa local, a China tenciona investir no projeto 2.640 milhões de yuan (400 milhões de euros).

O objetivo é "desenvolver o comércio, os transportes e o turismo entre os dois países".

China e Rússia partilham uma fronteira com cerca 4.200 quilómetros de extensão.

As duas economias são consideradas "largamente complementares", sobertudo no domínio energético, e no plano político, devido às tensões com os governos ocidentais, Pequim e Moscovo estão também cada vez mais próximos.


Lusa
  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa