sicnot

Perfil

Mundo

Antigo guarda nazi Oskar Groening pede perdão a vítimas de Auschwitz

Antigo guarda nazi Oskar Groening pede perdão a vítimas de Auschwitz

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de "contabilista de Auschwitz", que começou hoje a ser julgado na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300.000 pessoas, pediu "perdão às vítimas" do campo de concentração na abertura do julgamento. "Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral", declarou o antigo SS, de 93 anos.

  • Reedição do “Mein Kampf” em 2016 gera polémica

    Cultura

    A decisão de autorizar a publicação de “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, no início de 2016, pela primeira vez em 75 anos, está a suscitar polémica. O manifesto nazi deverá ser publicado pelo Instituto de História Contemporânea de Munique. A reedição do “Mein Kamps” visa “prevenir que esses acontecimentos traumáticos voltem a acontecer”, defende o director do referido instituto, Magnus Brechtken, em reação às críticas sobre a publicação do livro.

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05