sicnot

Perfil

Mundo

Antigo guarda nazi Oskar Groening pede perdão a vítimas de Auschwitz

Antigo guarda nazi Oskar Groening pede perdão a vítimas de Auschwitz

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de "contabilista de Auschwitz", que começou hoje a ser julgado na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300.000 pessoas, pediu "perdão às vítimas" do campo de concentração na abertura do julgamento. "Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral", declarou o antigo SS, de 93 anos.

  • Reedição do “Mein Kampf” em 2016 gera polémica

    Cultura

    A decisão de autorizar a publicação de “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, no início de 2016, pela primeira vez em 75 anos, está a suscitar polémica. O manifesto nazi deverá ser publicado pelo Instituto de História Contemporânea de Munique. A reedição do “Mein Kamps” visa “prevenir que esses acontecimentos traumáticos voltem a acontecer”, defende o director do referido instituto, Magnus Brechtken, em reação às críticas sobre a publicação do livro.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.