sicnot

Perfil

Mundo

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

O novo recorde mundial de velocidade do comboio mais rápido do mundo é 603 quilómetros por hora. O comboio de levitação magnética de uma empresa ferroviária do Japão bateu hoje o próprio recorde de 590 quilómetros por hora. O campo magnético entre o comboio e os carris permite que as carruagens se elevem até dez centímetros acima dos carris. Sem contacto com o solo, o ar funciona como único elemento de atrito favorecendo assim a velocidade. Este comboio está ainda em fase de testes e só deve estar operacional em 2027. Vai ligar as cidades de Tóquio e Nagoya. A viagem que hoje demora cerca de 90 minutos, será feita em apenas 40.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.