sicnot

Perfil

Mundo

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

O novo recorde mundial de velocidade do comboio mais rápido do mundo é 603 quilómetros por hora. O comboio de levitação magnética de uma empresa ferroviária do Japão bateu hoje o próprio recorde de 590 quilómetros por hora. O campo magnético entre o comboio e os carris permite que as carruagens se elevem até dez centímetros acima dos carris. Sem contacto com o solo, o ar funciona como único elemento de atrito favorecendo assim a velocidade. Este comboio está ainda em fase de testes e só deve estar operacional em 2027. Vai ligar as cidades de Tóquio e Nagoya. A viagem que hoje demora cerca de 90 minutos, será feita em apenas 40.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47