sicnot

Perfil

Mundo

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

O novo recorde mundial de velocidade do comboio mais rápido do mundo é 603 quilómetros por hora. O comboio de levitação magnética de uma empresa ferroviária do Japão bateu hoje o próprio recorde de 590 quilómetros por hora. O campo magnético entre o comboio e os carris permite que as carruagens se elevem até dez centímetros acima dos carris. Sem contacto com o solo, o ar funciona como único elemento de atrito favorecendo assim a velocidade. Este comboio está ainda em fase de testes e só deve estar operacional em 2027. Vai ligar as cidades de Tóquio e Nagoya. A viagem que hoje demora cerca de 90 minutos, será feita em apenas 40.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC