sicnot

Perfil

Mundo

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

Comboio japonês supera recorde anterior e atinge 603 km/ hora

O novo recorde mundial de velocidade do comboio mais rápido do mundo é 603 quilómetros por hora. O comboio de levitação magnética de uma empresa ferroviária do Japão bateu hoje o próprio recorde de 590 quilómetros por hora. O campo magnético entre o comboio e os carris permite que as carruagens se elevem até dez centímetros acima dos carris. Sem contacto com o solo, o ar funciona como único elemento de atrito favorecendo assim a velocidade. Este comboio está ainda em fase de testes e só deve estar operacional em 2027. Vai ligar as cidades de Tóquio e Nagoya. A viagem que hoje demora cerca de 90 minutos, será feita em apenas 40.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.