sicnot

Perfil

Mundo

Detetado novo caso de gripe aviária no centro dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou, este domingo, ter detetado um novo caso de gripe aviária no estado de Iowa (centro) numa quinta com galinhas poedeiras.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Bobby Yip / Reuters

A estirpe detetada corresponde ao subtipo H5N2, o mesmo que na semana passada foi descoberto no mesmo estado e que levou ao abate de 27 mil perus. Para evitar o contágio, até 5,3 milhões de galinhas poderão ser sacrificadas na quinta afetada pelo surto, localizada no condado de Osceola.

 Especialistas acreditam que o vírus se está a propagar através dos excrementos das aves migratórias ao longo do rio Mississípi.

O Iowa é o principal produtor de ovos dos Estados Unidos, com uma indústria que move naquele estado cerca de 2.000 milhões de dólares (1.862 milhões de euros), dado que produz um em cada cinco ovos consumidos no país.

Desde o início do ano, foram detetados surtos de gripe aviária em 12 estados norte-americanos. 


Lusa
  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.