sicnot

Perfil

Mundo

Detetado novo caso de gripe aviária no centro dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou, este domingo, ter detetado um novo caso de gripe aviária no estado de Iowa (centro) numa quinta com galinhas poedeiras.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Bobby Yip / Reuters

A estirpe detetada corresponde ao subtipo H5N2, o mesmo que na semana passada foi descoberto no mesmo estado e que levou ao abate de 27 mil perus. Para evitar o contágio, até 5,3 milhões de galinhas poderão ser sacrificadas na quinta afetada pelo surto, localizada no condado de Osceola.

 Especialistas acreditam que o vírus se está a propagar através dos excrementos das aves migratórias ao longo do rio Mississípi.

O Iowa é o principal produtor de ovos dos Estados Unidos, com uma indústria que move naquele estado cerca de 2.000 milhões de dólares (1.862 milhões de euros), dado que produz um em cada cinco ovos consumidos no país.

Desde o início do ano, foram detetados surtos de gripe aviária em 12 estados norte-americanos. 


Lusa
  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47