sicnot

Perfil

Mundo

Detetado novo caso de gripe aviária no centro dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou, este domingo, ter detetado um novo caso de gripe aviária no estado de Iowa (centro) numa quinta com galinhas poedeiras.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Bobby Yip / Reuters

A estirpe detetada corresponde ao subtipo H5N2, o mesmo que na semana passada foi descoberto no mesmo estado e que levou ao abate de 27 mil perus. Para evitar o contágio, até 5,3 milhões de galinhas poderão ser sacrificadas na quinta afetada pelo surto, localizada no condado de Osceola.

 Especialistas acreditam que o vírus se está a propagar através dos excrementos das aves migratórias ao longo do rio Mississípi.

O Iowa é o principal produtor de ovos dos Estados Unidos, com uma indústria que move naquele estado cerca de 2.000 milhões de dólares (1.862 milhões de euros), dado que produz um em cada cinco ovos consumidos no país.

Desde o início do ano, foram detetados surtos de gripe aviária em 12 estados norte-americanos. 


Lusa
  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.