sicnot

Perfil

Mundo

PM sul-coreano apresenta demissão por suspeita de corrupção

O primeiro-ministro sul-coreano, Lee Wan-koo, apresentou hoje a sua demissão, na sequência de suspeitas de que terá aceitado um suborno de um empresário, num caso tido como um dos maiores escândalos políticos da história recente do país.

KIM CHUL-SOO/ EPA

Lee Wan-koo colocou o cargo à disposição da Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, segundo informou a televisão KBS.

 

Contudo, a chefe de Estado da Coreia do Sul encontra-se atualmente de visita à América Latina, pelo que apenas decide se aceita a resignação quando regressar a Seul, no próximo dia 27.

 

Lee Wan-koo, primeiro-ministro há apenas dois meses, que recentemente declarou "guerra total à corrupção", negou as acusações, mas a oposição exigiu a sua renúncia.


Lusa

  • Tragédia no ferry na Coreia do Sul foi há um ano
    1:42

    Mundo

    Faz amanhã um ano que se afundou o ferry na Coreia do Sul, com 476 pessoas a bordo. Morreram mais de trezentas, a maioria eram alunos de um só liceu. As famílias dos jovens que morreram no acidente têm participado em várias cerimónias que assinalam a data e relembram as vítimas.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.