sicnot

Perfil

Mundo

PM sul-coreano apresenta demissão por suspeita de corrupção

O primeiro-ministro sul-coreano, Lee Wan-koo, apresentou hoje a sua demissão, na sequência de suspeitas de que terá aceitado um suborno de um empresário, num caso tido como um dos maiores escândalos políticos da história recente do país.

KIM CHUL-SOO/ EPA

Lee Wan-koo colocou o cargo à disposição da Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, segundo informou a televisão KBS.

 

Contudo, a chefe de Estado da Coreia do Sul encontra-se atualmente de visita à América Latina, pelo que apenas decide se aceita a resignação quando regressar a Seul, no próximo dia 27.

 

Lee Wan-koo, primeiro-ministro há apenas dois meses, que recentemente declarou "guerra total à corrupção", negou as acusações, mas a oposição exigiu a sua renúncia.


Lusa

  • Tragédia no ferry na Coreia do Sul foi há um ano
    1:42

    Mundo

    Faz amanhã um ano que se afundou o ferry na Coreia do Sul, com 476 pessoas a bordo. Morreram mais de trezentas, a maioria eram alunos de um só liceu. As famílias dos jovens que morreram no acidente têm participado em várias cerimónias que assinalam a data e relembram as vítimas.

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.