Alerta vermelho no Chile por erupção vulcânica no sul do país

O vulcão chileno Calbuco entrou hoje em erupção, lançando uma gigantesca coluna de fumo para o ar, próximo da cidade portuária de Puerto Montt, no sul do país, e levando as autoridades a emitir um alerta vermelho.

As autoridades ordenaram a retirada de pessoas de uma área correspondente a um raio de 10 quilómetros em torno do vulcão.

Esta é a segunda erupção vulcânica substancial no sul do Chile, depois de em 03 de março o vulcão Villarrica ter emitido uma breve mas forte emissão de cinza e lava.

• Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
  • Peso dos salários na economia diminuiu

Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

• Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco

O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

• Inaugurado Ikea de Loulé

Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.