sicnot

Perfil

Mundo

Comissões Europeia e da União Africana reúnem-se hoje com Mediterrâneo na agenda

A Comissão Europeia e a Comissão da União Africana celebram hoje, em Bruxelas, a tradicional reunião anual entre os dois executivos, com a situação no Mediterrâneo a dominar as atenções, face às centenas de imigrantes mortos nos últimos naufrágios. 

© Stringer . / Reuters

Um dia antes de uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da UE convocada para Bruxelas na sequência do naufrágio do passado fim-de-semana que provocou cerca de 800 mortos, os "executivos" da União Europeia e da União Africana encontram-se pela primeira vez desde que a Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker tomou posse, com a questão das migrações a dominar inevitavelmente a agenda.

A agenda do encontro contempla os mais diversos temas, como a agenda para a cooperação pós-2015, as negociações sobre alterações climáticas, cooperação no combate ao extremismo violento na Somália, Sahel e do grupo Boko Haram na Nigéria e países vizinhos, e investimento na inovação, mas as atenções estão naturalmente centradas agora na questão das migrações, face aos sucessivos naufrágios no Mediterrâneo nos últimos dias, que a UE quer enfrentar de forma decidida, com o apoio dos seus parceiros.

"No contexto da crise em curso na Líbia e da situação dramática no Mediterrâneo, temos que intensificar a cooperação com os países do norte de África e da África subsaariana, para construir capacidades de gestão de migração e fronteiras, com o apoio de organizações internacionais já ativas no terreno", comentou Jean-Claude Juncker, antecipando a reunião de hoje.


Lusa
  • "O polvo está perfeitamente à rasca"
    1:45
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As denúncias do Benfica estiveram em análise ontem no programa O Dia Seguinte da SIC Notícias. Rui Gomes da Silva considera graves algumas das acusações feitas pelos encarnados. Já Paulo Andrade e José Guilherme Aguiar consideram que tudo não passa de uma manobra de diversão do Benfica.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26