sicnot

Perfil

Mundo

Comissões Europeia e da União Africana reúnem-se hoje com Mediterrâneo na agenda

A Comissão Europeia e a Comissão da União Africana celebram hoje, em Bruxelas, a tradicional reunião anual entre os dois executivos, com a situação no Mediterrâneo a dominar as atenções, face às centenas de imigrantes mortos nos últimos naufrágios. 

© Stringer . / Reuters

Um dia antes de uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da UE convocada para Bruxelas na sequência do naufrágio do passado fim-de-semana que provocou cerca de 800 mortos, os "executivos" da União Europeia e da União Africana encontram-se pela primeira vez desde que a Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker tomou posse, com a questão das migrações a dominar inevitavelmente a agenda.

A agenda do encontro contempla os mais diversos temas, como a agenda para a cooperação pós-2015, as negociações sobre alterações climáticas, cooperação no combate ao extremismo violento na Somália, Sahel e do grupo Boko Haram na Nigéria e países vizinhos, e investimento na inovação, mas as atenções estão naturalmente centradas agora na questão das migrações, face aos sucessivos naufrágios no Mediterrâneo nos últimos dias, que a UE quer enfrentar de forma decidida, com o apoio dos seus parceiros.

"No contexto da crise em curso na Líbia e da situação dramática no Mediterrâneo, temos que intensificar a cooperação com os países do norte de África e da África subsaariana, para construir capacidades de gestão de migração e fronteiras, com o apoio de organizações internacionais já ativas no terreno", comentou Jean-Claude Juncker, antecipando a reunião de hoje.


Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..