sicnot

Perfil

Mundo

Havana e organismos norte-americanos assinam acordos na área da saúde

Cuba vai fornecer vacinas terapêuticas contra o cancro para os Estados Unidos, no âmbito da assinatura de vários acordos com organismos norte-americanos na área da saúde, noticiou hoje o diário oficial cubano Granma.

Pablo Martinez Monsivais

Os acordos foram anunciados por ocasião da visita à ilha do governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, que decorreu segunda e terça-feira.

Uma das organizações norte-americanas envolvidas foi o Instituto Roswell Park contra o Cancro de Nova Iorque que assinou um acordo com o Centro de Imunologia Molecular de Cuba.

Citada pelo jornal Granma, a diretora do Instituto Roswell Park, Candace Johnson, declarou "estar entusiasmada por levar a vacina (para os Estados Unidos) e começar a tratar de doentes, para os quais os ensaios clínicos vão começar imediatamente".

As vacinas terapêuticas contra os cancros surgem no âmbito da imunoterapia, método terapêutico que consiste em educar e estimular as defesas naturais (sistema imunológico) das pessoas com cancro, para que possam combater de forma mais eficaz a doença e eventuais metástases.

Esta vacina é o segundo medicamento cubano a entrar nos Estados Unidos, dois anos depois da entrada de outro medicamento prescrito para o tratamento dos diabetes.

Outro acordo também assinado prevê o fornecimento de aplicações informáticas norte-americanas para uma empresa farmacêutica cubana, que não foi identificada. 

O protocolo com a empresa tecnológica norte-americana Infor também envolve a realização de intercâmbios "com uma universidade cubana para ações de formação com estudantes" na área das novas tecnologias.

Acompanhado por uma delegação de empresários, Andrew Cuomo foi o primeiro governador norte-americano a visitar o território cubano depois do anúncio, a 17 de dezembro de 2014, da aproximação histórica entre Washington e Havana, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.

Cuomo participou numa reunião entre empresários dos dois países, segundo testemunhou um jornalista da agência francesa AFP, bem como reuniu-se com o "número dois" do Governo cubano, Miguel Diaz-Canel, com a responsável cubana nas negociações de restabelecimento de relações com os Estados Unidos, Josefina Vidal, e com o ministro do Comércio externo, Rodrigo Malmierca.

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29