sicnot

Perfil

Mundo

John Kerry diz que alterações climáticas ameaçam saúde humana e produção de alimentos

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, advertiu hoje que as alterações climáticas são uma ameaça para a saúde humana e a produção alimentar e que "a solução" passa por alterar a política energética.

© Yuri Gripas / Reuters

"A solução para as alterações climática está a olhar para nós. É a política energética (...). Se não as enfrentarmos, são uma ameaça urgente para a nossa saúde e o fornecimento de alimentos", considerou Kerry, em comunicado difundido pelo Departamento de Estado, a propósito do Dia Mundial da Terra. 

O chefe da diplomacia norte-americana, que fez da luta contra as alterações climáticas um dos elementos chave da sua atividade, indicou que, "se se apostar em uma economia global limpa, pode-se reduzir em muito as emissões de carbono para a atmosfera e prevenir os piores efeitos das alterações climáticas".  

"O nosso mundo está a mudar de uma forma fundamental", afirmou Kerry, que destacou que os anos mais quentes desde que há registo ocorreram desde o ano 2000, com o mais quente a ser o de 2014. 

A este propósito, disse que as medidas adotadas pelo governo dos EUA foram "as mais ambiciosas da história" do país.

Entre estas, mencionou o aumento da exigência de eficácia para os automóveis, a proposta de redução de emissões de novas e velhas centrais elétricas e a promoção das energias renováveis, como a solar e a eólica. 

Não obstante, Kerry reconheceu que "nenhum país pode resolver o desafio do clima por si só", pelo que apelou à comunidade internacional para conseguir um acordo "significativo" na Conferência do Clima, que a Organização das Nações Unidas vai realizar em Paris, em dezembro.

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas comemorações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.