sicnot

Perfil

Mundo

Nunca ninguém viu um diamante assim

Um dos maiores e mais perfeitos diamantes do mundo está prestes a bater recordes em leilão. O valor desta maravilha da natureza pode alcançar uns módicos 23 milhões de euros.

Sotheby's

A Sotheby's de Nova Iorque pode fazer hoje história e leiloar um diamante sem falhas de 100 quilates. É a perfeição dentro da perfeição, dizem os especialistas.

"Em poucas palavras, ele tem tudo que se poderia querer de um diamante: a forma clássica implora para ser usado, enquanto a qualidade coloca-o numa classe própria", disse Lisa Hubbard, presidente da divisão de jóias para o norte e sul da América da Sotheby's, em comunicado de imprensa.

O diamante bruto pesava mais de 200 quilates, foi extraído pela  De Beers na África do Sul e foi cuidadosamente refinado durante mais de um ano antes de chegar ao tamanho atual e corte.

Esta será a peça mais observada no leilão da Sotheby's intitulado Magnificent Jewels que culmina numa torné com paragens no Dubai, Londres e Hong Kong. No total são 350 peças de pasmar. 

As peças do leilão, todas juntas, podem chegar aos 50 milhões de euros.
  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira