sicnot

Perfil

Mundo

Obama propõe acordo com a China em matéria nuclear para os próximos 30 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs, esta terça-feira, ao Congresso um acordo de cooperação com a China em matéria nuclear, com fins pacíficos, que se estenderia durante os próximos 30 anos.

© Petar Kujundzic / Reuters

A proposta, enviada ao Congresso norte-americano e divulgada pela Casa Branca, prevê a transferência de material entre as duas maiores potências mundiais, assim como de equipamento, (incluindo reatores), componentes, informação e tecnologia para a investigação nuclear e a produção de energia.

"O acordo proposto prevê um quadro abrangente para a cooperação nuclear pacífica com a China baseado no mútuo compromisso com a não-proliferação", realçou Barack Obama, no documento.

O acordo teria uma duração de 30 anos, a contar da data de entrada em vigor, no caso de aceite por ambas as partes, podendo ser anulado, por qualquer uma delas, através de um aviso escrito com um ano de antecedência. 

O Presidente dos Estados Unidos assinou a proposta, cabendo agora ao Congresso analisar e discutir os termos do eventual acordo.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.