sicnot

Perfil

Mundo

Obama propõe acordo com a China em matéria nuclear para os próximos 30 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs, esta terça-feira, ao Congresso um acordo de cooperação com a China em matéria nuclear, com fins pacíficos, que se estenderia durante os próximos 30 anos.

© Petar Kujundzic / Reuters

A proposta, enviada ao Congresso norte-americano e divulgada pela Casa Branca, prevê a transferência de material entre as duas maiores potências mundiais, assim como de equipamento, (incluindo reatores), componentes, informação e tecnologia para a investigação nuclear e a produção de energia.

"O acordo proposto prevê um quadro abrangente para a cooperação nuclear pacífica com a China baseado no mútuo compromisso com a não-proliferação", realçou Barack Obama, no documento.

O acordo teria uma duração de 30 anos, a contar da data de entrada em vigor, no caso de aceite por ambas as partes, podendo ser anulado, por qualquer uma delas, através de um aviso escrito com um ano de antecedência. 

O Presidente dos Estados Unidos assinou a proposta, cabendo agora ao Congresso analisar e discutir os termos do eventual acordo.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52