sicnot

Perfil

Mundo

Papa critica machismo e denuncia instrumentalização do corpo feminino

O papa criticou hoje "os excessos do machismo", que considera a mulher "de segunda classe" e denunciou "a instrumentalização e comercialização do corpo feminino na atual cultura mediática". 

© Alessandro Bianchi / Reuters

Francisco apresentou esta reflexão na audiência geral de hoje na praça de São Pedro. 

Durante a intervenção, o papa argentino denunciou as "variadas formas de sedução enganosa e prepotência humilhante" exercidas sobre as mulheres, como "os excessos do machismo, que considera a mulher de segunda classe". 

"Pensemos também na instrumentalização e comercialização do corpo feminino na atual cultura mediática", acrescentou. 

Jorge Bergoglio voltou a sublinhar a importância das mulheres e garantiu que forma, com o homem, um duo que se complementa. 

O papa lembrou que, de acordo com a Igreja Católica, quando Deus criou Adão, este estava sozinho, mas "quando lhe apresentou uma mulher, o homem reconheceu aquela criatura como parte dele 'Osso dos meus ossos, carne da minha carne'. Há um reflexo, uma reciprocidade". 

Neste sentido, Francisco disse que "a mulher não é uma réplica do homem, mas foi criada diretamente por Deus". 

A ideia de que Eva foi criada a partir da costela de Adão "não significa inferioridade ou subordinação, mas que homem e mulher são a mesma substância e são complementares, também têm essa reciprocidade", disse.

O papa Francisco afirmou que "Deus deposita no homem e na mulher uma confiança plena, mas o mal coloca nos seus corações a sombra da suspeita e da desconfiança, que leva à desobediência a Deus e a destruição da harmonia entre eles". 

"A relação vê-se assediada por mil forma de sedução enganosa, humilhação e até de violência", acrescentou. 

Estas situações aumentaram a desconfiança entre o homem e a mulher "e a dificuldade de uma aliança plena, capaz de uma relação íntima de comunhão e de respeito das diferenças", explicou. 

"Ao mesmo tempo, desvalorizou-se socialmente a aliança estável e criadora entre ambos, o que constitui uma grande perda para todos. É importanto que se volte a valorizar o casamento e a família", concluiu Francisco. 

Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..